Secretaria de Saúde de Xanxerê regulariza demanda reprimida de diversos exames

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê conseguiu regularizar nos meses de fevereiro e março a demanda reprimida dos exames de eletrocardiograma, ecocardiograma, procedimentos em fotodermatoscopia e as consultas em pediatria.

De acordo com a secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, isso só foi possível em razão de uma série de ações que vêm sendo implementadas pela secretaria desde o ano de 2021. Entre elas está a estruturação da sala de eletrocardiograma, a contratação de profissional técnico de enfermagem para realização de exames de eletrocardiograma, bem como a contratação de empresa para avaliação e emissão de laudo de eletrocardiograma.

Além disso, foi realizada a contratação de cardiologista através de edital de credenciamento, para a realização de ecocardiograma nas dependências do Centro Integrado de Saúde. A secretaria contratou ainda dois médicos pediatras através de edital de credenciamento e aumentou a oferta para realização de fotodermatoscopia pelo dermatologista no CIS e também por telemedicina.

Francis Mara destaca que a Secretaria de Saúde só conseguiu implementar essas ações com o apoio que a Administração Municipal tem dado. “Estamos muito felizes com esse resultado, sabemos que estamos evoluindo, mas sabemos também que há muita coisa a ser feita, mas aos poucos estamos alcançando nossos objetivos”.