Programa Remédio em Casa já atendeu mais de sete mil pacientes

Criado em 2013 pela Secretaria de Saúde de Xanxerê, o programa Remédio em Casa atende pacientes com diagnósticos de hipertensão e diabete, que fazem uso contínuo de medicamentos como losartana, hidroclorotiazida, captopril e furosemida, oferecidos nas unidades de saúde. Os medicamentos são levados na casa dos pacientes cadastrados a cada 60 dias.

O programa está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Aparecida, Esportes, Tacca, São Romeiro, Vila Sésamo, Castelo Branco, João Winckler, Caic (Bairro Vista Alegre) e Hélio dos Anjos Ortiz (Bairro Matinho).

Em três anos de operação, o programa já atendeu mais de sete mil pacientes, com uma média de 200 pessoas por mês.

“Nós mantemos contato periodicamente com os pacientes atendidos pelo programa, os quais sempre avaliam positivamente. Antes as pessoas, muitos com idade avançada, precisavam se deslocar até a Farmácia Central e agora recebem o remédio em casa. O nosso objetivo é dar comodidade para os pacientes”, destaca a coordenadora do programa Samelita Zandoná.

Segundo a coordenadora as próximas UBSs que serão contempladas com o programa Remédio em Casa, serão as dos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Tonial e Bortolon.

Para ser atendido pelo programa, os pacientes Hipertensos e Diabéticos precisam ir até a Farmácia Central, na Rua Ouro Preto, 177, Bairro Tonial, munidos de Identidade, Cartão SUS, comprovante de residência e receita médica atualizados.