Professores da rede municipal de ensino recebem capacitação sobre educação financeira

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece um conjunto orgânico e progressivo de conhecimentos, competências e habilidades essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo das etapas da educação.

Nesse sentido, a educação financeira é considerada um dos temas transversais a serem trabalhados juntamente dos componentes curriculares, uma vez que promove e estimula a tomada de decisão responsável, sendo essa uma das competências socioemocionais previstas na BNCC.

Desse modo, a educação financeira auxilia os alunos a tomarem decisões mais responsáveis para suas vidas, possibilitando, inclusive, que apoiem seus próprios familiares a criarem hábitos de orçamento familiar, a fim da construção de uma sociedade mais equilibrada financeiramente.

O Programa Jornada da Educação Financeira, implantado, desde 2023, nas escolas da rede municipal de ensino de Xanxerê, promoveu mais um encontro com a assessoria da Cooperativa Sicredi, com o objetivo de sensibilizar as atuais e futuras gerações por meio da capacitação de professores, de modo a conceituar a educação financeira no currículo escolar municipal.

A secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, pontua que a Secretaria Municipal de Educação possui preocupação em conscientizar os professores e alunos da rede a respeito da importância do planejamento financeiro, com o intuito de que a sociedade, como um todo, consiga desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro, além de tomar decisões assertiva sobre finanças e consumo.