Museu do Milho e Túnel Ecológico serão reinaugurados

Na manhã desta quarta – feira, (25/03) a diretora de Cultura Magda Vicini, juntamente com Kátia Parizotto, da secretaria de Políticas Ambientais e João Bassoto, responsável pelo Túnel Ecológico se reuniram com funcionários dos setores, para organizar as ações a serem desenvolvidas durante este ano. Ficou marcado para daqui uma semana, exatamente no dia três de abril, às nove horas da manhã o início das ações do projeto Vivência Educativa – Túnel Ecológico/Museu do Milho, uma parceria da diretoria de Cultura, Políticas Ambientais e Secretaria Municipal de Educação, de Xanxerê.

O projeto tem objetivo de colocar à disposição para a visitação pública o Túnel Ecológico, Museu do Milho e Bosque do parque Rovilho Bortoluzzi, localizado no Parque da Femi.

A diretora de cultura, Magda Vicini ressaltou que as visitas serão abertas a todas

as pessoas com prioridade a estudantes matriculados na rede municipal, estadual e particular de ensino da cidade. Além disso, segundo ela o projeto também será colocado à disposição da Associação dos Municípios do Alto Irani – AMAI para que, numa parceria, todas as outras cidades da região possam desfrutar desta vivência educativa. Serão programadas palestras educativas e ilustrativas aos estudantes no auditório do Parque e posterior visitas ao Túnel que foi remodelado, ao Museu do Milho e ao Bosque onde será mostrada a preservação da mata nativa.

Segundo a professora de Artes, Elisiane Silveira, é muito importante para as crianças esta visita.  “Desta maneira elas não esquecem e aprendem a preservar e construir a nossa história.  Além disso, em sala de aula elas registram com detalhes o que viram. Uma forma de valorizar o trabalho das pessoas no cultivo dos cereais, na produção agrícola e até mesmo na luta pela sobrevivência”, completou a professora. A princípio, os horários para a visita serão agendados durante três dias da semana, nos períodos da manhã e à tarde. Equipes estarão à disposição das escolas, colégios, entidades e associações.  De acordo com Kátia Parizotto, os convites para oficializar a abertura deste projeto no dia três, com a presença, do Prefeito Bruno Bortoluzzi e demais autoridades estão sendo preparados, mas as visitas já podem ser agendadas pelo telefone 3441-8500.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa