Prefeitura de Xanxerê abre consulta pública do Plano de Mobilidade Urbana

Com o aumento significativo de veículos no Brasil, aumento da população e intensa utilização dos meios de transporte é necessário que a cidade seja planejada e se desenvolva com sustentabilidade. Com isso, o Plano de Mobilidade Urbana tem fundamental importância em todos os municípios, e em Xanxerê não é diferente.

O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT) iniciou no ano de 2021 a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Xanxerê onde constam a circulação viária, infraestrutura do sistema de mobilidade urbana, integração dos modos de transporte público, bem como a sistemática de avaliação, revisão e atualização periódica do sistema.

De acordo com o Diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, Vinicius Crenonini, o Plano de Mobilidade Urbana de Xanxerê foi apresentado e aprovado durante reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Sistema Viário de Xanxerê (CMTSV) e também durante reunião do Conselho Municipal do Plano Diretor de Xanxerê (CMPD).

A partir desta terça-feira (20) será aberta uma consulta pública do Plano de Mobilidade Urbana de Xanxerê no site da Prefeitura de Xanxerê com o objetivo de disponibilizar à população o acesso ao Plano, para que a população possa ter conhecimento sobre os assuntos que são abordados, estatísticas, dados. Crenonini salienta ainda que é importante que a população participe do processo de desenvolvimento do Plano de Mobilidade de Xanxerê, por meio de sugestões e perguntas no formulário disponibilizado.

A consulta pública do Plano de Mobilidade Urbana de Xanxerê ficará disponível no site da Prefeitura de Xanxerê de 20/12/2022 a 20/01/2023. Após a consulta pública, será realizada uma Audiência Pública e depois disso o Plano de Mobilidade Urbana será encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação do Projeto de Lei do Plano de Mobilidade Urbana de Xanxerê.