Prefeitura de Xanxerê realiza reunião com IBGE sobre o Censo 2020

Foi realizada nesta semana, na Prefeitura de Xanxerê, uma reunião de acompanhamento e planejamento do Censo Demográfico com a coordenação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O objetivo da reunião foi discutir os métodos de trabalho referente a coleta de dados para o Censo, bem como sobre o concurso para 08 Agentes Censitários (ACM e ACS) e 45 Recenseadores de Nível Médio e Fundamental para trabalhar no Censo 2020.

A coordenadora de área do IBGE, Cristiane Lazzarin, explicou que o início da coleta de dados do Censo Demográfico será 1º de agosto, com o sistema informatizado. “Esta é a primeira vez que o Censo será desta forma, após alguns testes com o equipamento de rastreio, conseguimos o percurso exato que o agente percorreu e até o tempo que ele permaneceu no local, o que nos garante uma maior exatidão para com os dados obtidos”.

Importância da participação da população

Outro ponto importante ressaltado pela coordenadora, foi a conscientização da população. “Para que o Censo seja o mais preciso possível, precisamos que a população contribua, recebendo os agentes e respondendo com clareza as perguntas, sem omitir dados”.

Os dados do Censo Demográfico, impactam diretamente em diversas políticas públicas, seja mediante atrelamento legal ou como insumos para a elaboração de políticas de planejamento público e seu monitoramento. Entre as aplicações pode ser citado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e Programas de transferência de renda.