Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico participam de capacitação em Florianópolis

Os servidores e Agentes de Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Xanxerê participaram nesta semana do Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina em Florianópolis.

A programação do evento foi elaborada pelo Sebrae aos municípios participantes do programa Cidade Empreendedora no Estado.  Xanxerê aderiu ao programa ainda em 2017. Os servidores Wilson Lohmann, Elisiane Silveira e Vanessa Lovatel participaram de palestras, painéis e workshops com diversos palestrantes nacionais, destacando Fábio Silva do Ministério da Economia e Ana Carla Fonseca integrante do Advusory Grupo do BID (Banco internacional de desenvolvimento) em economia criativa.

Os painéis de desburocratização e inovação na gestão pública, levaram os participantes a discutirem a elaboração de projetos de desenvolvimento econômico, simplificação de projetos e uma gama de possibilidades de captação de recursos e investimentos inteligentes nos municípios.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Adenilso Biasus, disse que o evento é um importante espaço de articulação entre o município e os órgãos promotores do desenvolvimento. “Por uma questão de saúde não pude estar presente, mas a todo instante recebi feedbacks dos agentes de desenvolvimento sobre os contatos feitos com diversos órgãos executores, inclusive Ministério da Economia e gestores do programa Smart Siga na perspectiva de conseguir bons resultados para Xanxerê, seja em forma de recursos, seja em forma de capacitação ou aprimoramento de processos”.

Os Agentes de Desenvolvimento de Xanxerê enfatizam que é de grande relevância que os agentes do município estejam em contato com gestores de outros municípios, outros órgãos executores, empresas focadas em inovação e gestão eficiente para conhecer outros cases de sucesso. “Isso nos trouxe ainda mais certeza de que nossos projetos voltados ao desenvolvimento econômico do município estão focados em boas práticas e que toda nossa equipe está preparada para auxiliar os empreendedores locais, principalmente neste momento de crise em que vivenciamos”.