Profissionais de saúde das UBS e médicos voluntários trabalham incansavelmente para atender vítimas da Covid-19

Em meio ao colapso que o município de Xanxerê vem enfrentando em razão da pandemia de coronavírus, principalmente com a falta de leitos hospitalares e de profissionais de saúde, bons exemplos merecem ser citados.

A Secretaria de Saúde do município vem tendo o apoio de médicos que estão doando o seu tempo em prol da saúde da população. Em razão do aumento de mais de 350% nos atendimentos no Centro de Atendimento ao Coronavírus, além do reforço dos médicos da rede privada de saúde ao longo desta semana, o município está tendo que contar com o reforço dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde para poder suprir a alta demanda de atendimentos.

A Secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro destaca que além dos voluntários, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, técnicos de saúde bucal, agentes de endemia, agentes comunitários de saúde, serviços gerais, motoristas e setor administrativo estão trabalhando exaustivamente para poder prestar o atendimento necessário aos pacientes com Covid-19.

Além disso, será preciso fechar duas unidades de saúde para que a secretaria possa remanejar os profissionais ao Centro de Atendimento do Coronavírus para auxiliar neste momento delicado que vive o município. Serão fechadas temporariamente as unidades do bairro Aparecida e João Winckler. “Os pacientes que necessitarem de atendimento devem se dirigir a outras unidades. Mas aqui queremos fazer um apelo, para que só procurem as unidades em caso de extrema necessidade”, salientou a secretária.