Saúde no Lar: Xanxerê lança serviço de atendimento domiciliar

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na manhã desta quinta-feira (11) a implantação do serviço de atendimento domiciliar com o lançamento do Saúde no Lar. O serviço é destinado a levar o atendimento de saúde aos pacientes com impossibilidade ou dificuldade de locomoção até uma unidade de saúde.

Conforme destacou a secretária municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, o objetivo é possibilitar um atendimento mais humanizado com ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, bem como a reabilitação. “Com esse programa vamos poder reduzir o período de internação hospitalar e as reinternações, além das complicações com infecções hospitalares dos pacientes que se enquadram no serviço”.

O atendimento será feito todos os dias da semana, das 7 às 19 horas, por uma equipe multiprofissional de atenção domiciliar composta por um médico, um enfermeiro supervisor, técnicos de enfermagem e assistente social, com visitas aos pacientes previamente agendados.

Para ter acesso ao serviço os familiares ou cuidadores podem procurar as Unidades de Saúde ou a sede do serviço no Centro Integrado de Saúde, junto à Secretaria Municipal de Saúde, e solicitar uma avaliação à equipe, que fará o agendamento para uma visita de avaliação.

O prefeito Oscar Martarello enfatizou que o Saúde no Lar levará mais dignidade à população, principalmente aquela pessoa acamada e que precisa de um atendimento especial e em casa. “Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Inclusive estou doando o carro que seria para uso do prefeito para que a secretaria de Saúde possa utilizá-lo para o Saúde no Lar. Estamos utilizando veículo próprio, com combustível próprio, como forma de contribuir com o município de Xanxerê. Sabemos que precisamos evoluir muito ainda, mas são os primeiros passos de uma administração voltada à saúde de Xanxerê, às pessoas que mais necessitam aqui no nosso município”, finalizou o prefeito.

Durante o lançamento, a Diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Bruna Fiuza de Carvalho, fez a apresentação do serviço. Além disso, na oportunidade foi apresentada a equipe que estará à frente do Saúde no Lar: o médico Paulo Henrique Pacheco Dario, o Enfermeiro Supervisor Leandro Taicir Ramos, as técnicas de Enfermagem Cirlene dos Anjos Dall´Igna, Andreia Rita Basso e Vanderleia Correa de Oliveira e a Assistente Social Silvania Moretto.

Estiveram presentes no lançamento do Saúde no Lar o vice-prefeito Adenilso Biasus, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Sidinei Mesnerovicz, a presidente da Acix, Irene Sá Affolter, o presidente da CDL, Juliano Marció, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Caroline Cenzi, a secretária municipal de Educação, Vera Lucia Correa, e os vereadores Alcedir Rama, Evandro Luiz Berto, Vilmar Zarembski.