Secretaria de Esportes lança projeto Xanxerê em Movimento Virtual

O esporte também foi uma das atividades prejudicadas pela pandemia provocada pelo coronavírus. Pensando proporcionar atividade física para àquelas pessoas que não podem sair de casa, por serem grupo de risco e que não conseguem sair para desenvolver suas atividades físicas, a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer criou o projeto Xanxerê em Movimento Virtual.

O programa permitirá que as pessoas acessem de suas próprias casas, através do celular ou do computador, as atividades online postadas semanalmente no site da Prefeitura de Xanxerê. De acordo com o secretário Ademir Gasparini, o programa foi criado para que as pessoas possam, de sua própria casa, ter acesso as orientações de atividades físicas. “As atividades serão orientandas por um profissional de educação física para proporcionar um condicionamento físico melhor, uma saúde melhor e uma resistência melhor para enfrentarmos melhor este momento pelo qual estamos passando”.

Gasparini salienta que a secretaria tem usado a criatividade para fazer as atividades de uma maneira segura, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e pelos decretos estaduais e municipais. “As atividades presenciais vêm sendo desenvolvidas com o acompanhamento de professores de educação física, com pessoas que não estão no grupo de risco, seguindo as todas as determinações”.

O professor Thássio De Negri, personal trainer, que fará a gravação dos vídeos com as aulas destaca que é importante que as pessoas se exercitem para aumentar o sistema imunológico, proporcionando resistência muscular, ganho de força e resistência cardiorrespiratória, tudo isso aliado à uma boa alimentação.

Ele destaca que é importante que as pessoas assistam os vídeos antes de executar as atividades. “Os exercícios propostos são seguros e voltados à quem não tem contraindicação médica, mas caso sentir qualquer desconforto é importante que as pessoas cuidem e não façam as atividades”.

O professor salienta ainda que as pessoas façam intervalos em cada série e que utilizem os materiais adequados para que se tenha uma melhor qualidade na hora da execução. “A gente espera que possa contribuir e ajudar ajudar as pessoas ao longo da pandemia”.

O link está no site da Prefeitura de Xanxerê e as atividades serão atualizadas a cada 15 dias.

Os exercícios propostos são seguros para pessoas que não tem contraindicação médica