Xanxerê impulsiona território para se tornar um polo tecnológico

Fomentar a inovação, abrir caminhos para a criação de novos ecossistemas e transformar a cidade em polo tecnológico por meio do incentivo ao empreendedorismo, da melhoria do ambiente regulatório e do fortalecimento da matriz econômica a partir da tecnologia. Esse é o objetivo do Cidade Inovadora, um projeto-piloto estadual no qual o município de Xanxerê faz parte, desde de 2021.

As ações realizadas estão fundamentadas nos pilares de segurança, inclusão social, inteligência colaborativa, inovação e qualidade de vida para toda a comunidade. Em Santa Catarina a proposta é realizada ainda em Criciúma, Mafra e Rio do Sul. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal de Xanxerê e pelo Sebrae/SC.

Até o momento, segundo a consultora credenciada ao Sebrae/SC Cássia Liandra Carvalho, foi realizado o mapeamento do ecossistema de inovação com a contribuição de 20 atores de inovação, a escuta ativa no município e o workshop para diagnosticar os principais problemas dessa cadeia produtiva, que resultou em um documento público que elenca as principais barreiras para o crescimento da área.

Outra atividade executada foi a elaboração da Lei de Inovação nº 4.329/2022, com a co-criação do Procurador-Geral do município, Fernando Dal Zot. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Elisiane Silveira, destaca que a intenção é dar suporte nas atividades e assegurar que a inovação terá prioridade no Município, independentemente da gestão no governo.

O próximo passo consiste na construção do pacto pela inovação da cidade, que remete à mobilização das lideranças, alinhamento da proposta de valor e desenvolvimento de projetos estratégicos que contribuam para superar as barreiras elencadas no diagnóstico do ecossistema. Cássia comenta que os macrodesafios devem ser trabalhados por ações interligadas de várias entidades locais ou por diferentes grupos da comunidade.

O ecossistema de inovação em Xanxerê prevê a criação do Petit comitê ou comitê estratégico, formado pelas quatro hélices: poder público, sociedade civil, academia e iniciativa privada. Os nomes indicados foram José Walter, CEO da BTA aditivos, Genésio Téo, vice-reitor da Unoesc Xanxerê, Realdo Tavares, sociedade civil, e Marcos Brandalise, Promotor de Justiça.

Nesta semana foi realizada uma reunião de sensibilização onde ficou definido que o Pacto pela Inovação será assinado por todas as entidades, empresas, sociedade civil e poder público no mês de setembro.

FONTE: MB COMUNICAÇÃO