Ensino 100% presencial será retomado na próxima segunda-feira em Xanxerê

Aproximadamente 8.000 mil estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino de Xanxerê deverão retornar ao ensino 100% presencial a partir da próxima segunda-feira (30). O ensino remoto será mantido apenas para estudantes com comorbidades e/ou com atestado médico. A data do retorno foi uma decisão conjunta entre a rede municipal e estadual de ensino de Xanxerê e Colegiado de Educação da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI).

A decisão segue o Decreto n° 1.408 do Governo do Estado de Santa Catarina e da Portaria conjunta da SES/SED/DCSC nº 1967. Dentre as medidas está a atualização do distanciamento entre os estudantes em sala de aula para 1 metro. Nos demais espaços escolares, deverá ser mantido o distanciamento de 1,5 metros. A secretária municipal de Educação, Vera Lúcia Correa enfatiza que continuarão sendo adotadas rotinas regulares de orientação de estudantes e profissionais sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle da transmissão da Covid-19, destacando a continuidade da aferição da temperatura, o uso correto, troca e higienização da máscara.

“A escola tem se mostrado um ambiente seguro para estudantes e profissionais da Educação. Entretanto, é importante reforçar que é extremamente necessário manter todos os cuidados de saúde. Além disso, cada Instituição deverá atualizar e cumprir o seu Plano de Contingência, homologado pelo Comitê Municipal de Retorno às Aulas”, salienta a secretária. Vera acrescenta ainda que a secretaria disponibiliza a todos os profissionais da Educação os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e segue criteriosamente a obrigatoriedade da vacinação para todos os profissionais da Educação.

CEMEIS

Para os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil, o ensino também será em modalidade presencial, no entanto o atendimento permanecerá em meio período (modalidade parcial), visto que em decorrência do longo período de aulas não presenciais e posteriormente parciais, a secretaria está realizando um levantamento quanto a necessidade de atendimento em período integral.

Os pais e/ou responsáveis legais pelas crianças matriculadas nos CEMEIs deverão realizar a atualização do cadastro de matrícula e dos documentos solicitados pela secretaria, a qual será analisada e poderá sofrer mudanças na vaga ofertada, seguindo os critérios do Decreto nº 261/2020. Após análise, os responsáveis legais serão comunicados da efetivação da matrícula.

TRANSPORTE

A secretária Vera orienta ainda que os estudantes que necessitam de transporte e que já estão cadastrados no sistema da Secretaria Municipal de Educação terão o transporte garantido. Além disso, conforme forem surgindo necessidades não previstas no atual plano de ação ou inserção de novos alunos, a secretaria fará os ajustes necessários. “As medidas sanitárias permanecem também nos veículos utilizados para o transporte, com a disponibilização de dispenser com álcool em gel 70%, circulação com as janelas abertas e o uso obrigatório de máscara”, finaliza a secretária.