Prefeitura de Xanxerê realiza primeira reunião do NISA

Foi realizada na última semana, na Prefeitura de Xanxerê, a primeira reunião do ano do Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA (NISA) com a presença do Ministério Público, Diretores e Assessores Pedagógicos das Redes Municipal e Estadual de Ensino, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, CRE, CRAS I e II, CREAS e APRISCO.

O NISA é uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que visa proporcionar à articulação da Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente de Xanxerê, sendo um espaço de encontros que sucedem a cada 45 dias com reflexão, debate, mobilização e elaboração de estratégias por meio de produção e trocas de conhecimento.

A diretora de Transparência e Controle Social e Integrante do NISA, Giovana Maria Weber Zandoná, destaca que o objetivo da reunião foi mobilizar e fortalecer a Rede Intersetorial a fim de aperfeiçoar teórica e metodologicamente de modo articulado as políticas públicas e causas de infrequência e evasão escolar.

As representantes do Ministério Público Glaucia Cristina da Cunha e Daiane Calza abordaram o Termo de Adesão e o Termo de Cooperação, salientando a importância da Rede estar interligada e assumindo o compromisso mínimo das mesmas para garantir a todas as crianças e adolescentes o direito à educação. Além disso, explanaram sobre o curso de extensão ofertado pelo MPSC de infrequência escolar e o Programa APOIA, programa de combate à evasão escolar do Ministério Público.