Em busca de economia, prefeitura estuda implantar Gerenciamento Veicular Eletrônico (GVE)

Em busca de economia, a Prefeitura de Xanxerê estuda implantar um sistema de gerenciamento de frota. O prefeito Avelino Menegolla e o secretário Municipal de Administração, Jader Danielli, conversaram na tarde desta segunda-feira (16), com Rogério Andrade, executivo de projeto da empresa 3ia.com, de Porto Alegre, que apresentou o Gerenciamento Veicular Eletrônico (GVE).

Hoje, toda operação relacionada aos veículos da administração municipal seguem um controle mais burocrático, de maneira manual, quando a conferencia da quilometragem de cada carro utilizado. Para facilitar, e especialmente trazer economia aos cofres públicos, a intenção foi conhecer o projeto. Segundo Rogério, o gerenciamento é totalmente automatizado, desde a captura do contrato, passando pelo posto de combustível através do controle de abastecimento, até as oficinas, para a manutenção.

– O motorista terá um cartão magnético, com senha e, desde o momento do abastecimento passamos a ter essas informações, que vão para um servidor e faz o gerenciamento dos dados colhidos – explica.

O executivo explica ainda que é possível realizar um comparativo anual de utilização do combustível, custo operacional do sistema e até mesmo de forma segmentada, por Secretarias, por exemplo. Para o poder público a vantagem em aderir ao sistema é a economia, que é significativa e realiza uma gestão que proporciona maior segurança aos veículos, por conta das manutenções de qualidade que eles vão receber.

– A economicidade é a grande vantagem para o poder público, e por saber que seu patrimônio estará bem cuidado – enfatiza.

A 3ia.com atende desde 2008 o governo do Estado. No último ano, a economia foi de R$ 100 mil. Já o sistema implantado no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, a redução no custo operacional chegou aos 60%. A empresa presta serviço ainda para a Assembleia Legislativa, Senado Federal e Câmara dos Deputados.

Prefeitura estuda implantação

O prefeito Avelino Menegolla conheceu o projeto, agora juntamente como secretário Jader Danielli vão estudar a possibilidade de implantação.

– A intenção é buscar sempre a economia e, essa é uma alternativa que estamos estudando e verificando a viabilidade de implantar – finaliza o secretário.

Assessoria de Imprensa- Leticia Faria