Secretaria de Saúde de Xanxerê inicia protocolos de enfermagem

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê inicia a partir desta terça-feira (01), no município, os protocolos de enfermagem. Os protocolos são ferramentas para normatização e ampliação do atendimento Enfermeiro nas unidades de saúde. Esta é uma iniciativa do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e será implantada em todos os municípios do estado de Santa Catarina.

Os enfermeiros das unidades de saúde do município passaram por capacitação e agora o município está habilitado a iniciar os protocolos de enfermagem. De acordo com a responsável técnica da Enfermagem da SMS, Juliana Duarte, com o protocolo os enfermeiros do município podem prescrever medicamentos e solicitar exames que estejam dentro dos protocolos. “Nas unidades de saúde, os pacientes serão atendidos pelo médico da unidade ou pela enfermeira em uma consulta de enfermagem, que agora terá uma resolutividade maior com os protocolos”.

Com os protocolos, Juliana enfatiza que o município vai aumentar muito a resolução dos problemas de saúde, “vamos melhorar os indicadores de saúde, o acesso da população à medicamentos, à exames, ampliando muito o atendimento nas unidades de saúde”.

O enfermeiro é um profissional de nível superior com formação em Enfermagem habilitado a fazer exame físico no paciente e consulta de enfermagem, na qual ele ouve as queixas do paciente, faz a parte dos exames físicos, faz os diagnósticos de enfermagem e o tratamento também. “Está dentro da Lei da Política Nacional de Atenção Básica que o enfermeiro pode encaminhar pacientes, solicitar exames e prescrever medicamentos, desde que tenha um protocolo que habilite isso, e agora o município contará com isso. Esperamos melhor muito a saúde e qualificar nossos atendimentos à população, e principalmente diminuir filas”, finaliza.

PROTOCOLOS DE ENFERMAGEM

Serão implantados quatro protocolos: 1 – Hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares; 2 – Infecções Sexualmente Transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse em saúde coletiva (Dengue/Tuberculose; 3 – Saúde da Mulher – Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; 4 – Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto.

A secretária municipal de Saúde, Irene Goralski, salienta que este é um avanço grande na saúde, pois nos municípios aonde o protocolo foi adotado, 80% é resolvido dentro das unidades de saúde. “O enfermeiro está preparado, ele tem formação e capacitação para isso e não é porque o paciente será atendido pelo enfermeiro que o atendimento dele será inferior, ele está habilitado para fazer isso”.

Irene destaca ainda que “o paciente vai continuar a passar pelo médico, mas a pessoa que procura uma unidade de saúde precisa entender que há uma equipe para atender a população. Até então a gente concentrava todos os atendimentos apenas no médico, hoje a gente já vai conseguir fazer o trabalho em equipe, aonde a equipe que está lá, capacitada e formada, poderá atender a população”.

Juliana acrescenta que tanto o médico quanto o enfermeiro podem fazer interconsultas ou consultas compartilhadas, ou seja, podem compartilhar conhecimentos na hora da consulta, mas tanto o médico quanto o enfermeiro podem fazer consultas resolutivas.