Município de Xanxerê faz ação de conscientização para vacinação

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação da tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, bem como ofertar horário diferenciado aos que precisam se vacinar, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê esteve com a Unidade de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz aberta o dia todo neste sábado (14).

A enfermeira responsável pelo setor de imunização, Waldereza Dal Molin, destacou que é muito importante que todos procurem as unidades de saúde para deixar as suas carteiras de vacinação em dia. “O que tem chamado muito nossa atenção é que os pais acabam trazendo as crianças, mas esquecem de que eles também precisam estar com as vacinas em dia, pois muitas vezes eles mesmos podem estar levando o vírus para dentro de suas casas”.

Waldereza destaca ainda que aqueles que não sabem se tomaram a vacina ou que possam ter perdido a carteirinha de vacinação precisam fazer a vacina conforme a faixa etária.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA

Crianças de seis a onze meses de idade com a chamada doze zero, a qual não substitui as doses do calendário de vacinação, ela é uma dose extra e precisa ser feita pelos pais. Crianças aos 12 meses de idade devem tomar 01 dose da vacina, pessoas com até 29 anos necessitam de 02 doses, pessoas entre 30 e 49 anos precisam de 01 dose, profissionais de saúde devem tomar 02 doses da vacina e pessoas maiores de 49 anos que forem viajar para áreas de circulação da doença necessitam de 01 dose.

FEBRE AMARELA

Além da vacina contra o sarampo, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão visitando as comunidades do interior para fazer a prevenção e vacinação, quando necessário, da Febre Amarela.

As equipes estão abordando as famílias e realizando questionários para saber se já viram algum macaco morto para que comuniquem os órgãos de saúde para saber se há circulação do vírus ou não, uma vez que o macaco não transmite a doença, apenas sinaliza.

Waldereza reforça que as vacinas do sarampo quanto a da febre amarela estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.