Prefeitura fará levantamento para avaliar se decreta situação de emergência por estiagem

Em razão do princípio de estiagem registrado em Xanxerê, por conta da falta de chuva há cerca de 30 dias, a administração municipal através da Defesa Civil Regional e Municipal, fará um levantamento para verificar os problemas quanto à falta de água para o consumo humano e as dificuldades enfrentadas na agricultura. As informações darão subsidio para definir a possibilidade do decreto de situação de emergência por estiagem.

Além do levantamento técnico, o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê disponibilizou dois caminhões para auxiliar no abastecimento.

– Já temos um caminhão, cedido também pelos Bombeiros, com cinco mil litros de água, o qual estamos utilizando desde o fim de semana. Como a demanda é grande, agora passamos a ter mais um caminhão, com cinco mil litros, de Xaxim e outro, com 12 mil litros, que é também dos bombeiros de Xanxerê, que vai nos auxiliar com uma equipe, quando necessário – explica o secretário de Agricultura, Edson Zape (Timão).

Distribuição de água chega a seis comunidades

No fim de semana, a Secretaria de Agricultura atendeu aos pedidos dos moradores das comunidades de Perau das Flores, Cambuinzal, Costa do Irani e Pesqueiro. O pedido era para abastecimento da água para tratamento dos animais. E, nesta semana, moradores das Linhas Invernadinha e Salete já solicitaram ajuda.

– São cerca de 25 mil litros de água distribuídos por dia, feito com apenas um caminhão. Agora, com o apoio de mais dois caminhões, vamos distribuir mais de 80 mil litros por dia – contabiliza o secretário.

A equipe retira a água de um poço artesiano no Parque da Femi e, o consumo é exclusivamente para tratamento dos animais, não para consumo humano.

Condições climáticas

O coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, explica que não há previsão de chuva para os próximos dias.

– O último registro de chuva, e sem intensidade, foi em 31 de agosto. A previsão de chuva é somente para a próxima semana, mas pequena e isolada, o que não vai resolver a situação que estamos enfrentando – comenta.

O prefeito Avelino Menegolla esteve reunido com os secretários de Agricultura, Edson Zape, e Obras, Rivael Freschi, além do comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, major Walter Parizotto e dos coordenadores regional da Defesa Civil, Luciano Peri e, municipal, João Borba.