Troca de lâmpadas de led no ginásio Beijamim Menegolla gera 56% de economia

No mês de junho a iluminação do Ginásio Beijamim Menegolla foi totalmente recuperada pela Prefeitura de Xanxerê, através das Secretarias Municipais de Obras e Esportes. Na manutenção foi realizada a troca das lâmpadas incandescentes pelas de led, com o objetivo de proporcionar maior conforto para os atletas, e ainda, reduzir os custos mensais.

Com a troca das lâmpadas geramos uma economia de 56,68%. Antes, a fatura paga era em média R$ 2.175,50 por mês. Hoje, passa a ser identificado um gasto médio de R$ 942,50. O projeto tem relação direta com a segurança dos atletas que usam o espaço.

Vantagens oferecidas pelas lâmpadas de led

As lâmpadas ledproporcionam até 80% de economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais e requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa. Sua durabilidade é maior possuindo uma durabilidade que pode chegar a 100,00 horas funcionando. Sua durabilidade ocorre devido por serem construídas com componentes altamente resistentes que podem suportar condições adversas.

Por sua vez oferecem mais eficiência, sendo mais sustentáveis. As lâmpadas led não possuem nenhum material tóxicos sendo 100% recicláveis, o que consequentemente diminui a emissão do carbono em até um terço. Uma lâmpada led pode economizar materiais de produção de até 25 lâmpadas incandescentes, sem falar no baixo consumo de energia elétrica. Devido a isso, essas lâmpadas são altamente adequadas não só para iluminar locais e materiais sensíveis a altas temperaturas, mas também para a iluminação de espaços onde se encontram bens que podem sofrer deterioração ao serem expostos aos raios UV.

(Texto: Andrieli Buchi – estagiária)