Secretaria de Saúde inicia Mutirão de Mamografia em parceria com o Sesc Saúde

A solenidade de inauguração da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que vai realizar até o dia 14 de setembro, mais de 1,1 mil exames de mamografia, 1,2 mil papanicolaus e mais de 1,5 mil atendimentos em educação em saúde aconteceu durante a manhã da segunda-feira (9). A estrutura, que é um caminhão adaptado, está instalado em frente ao Pronto Atendimento Municipal.

O vice-prefeito Ivan Marques participou da solenidade e agradeceu o envolvimento do Sesc, que trouxe a estrutura para atender às demandas do município, bem como a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), que mantém ações de apoios às mulheres.

– É importante que as mulheres tenham esse cuidado com sua saúde, de prevenir. E por isso desta ação realizada pelo poder público, junto com o Sesc que é parceiro neste ato, fazendo com que as mulheres recebam as devidas orientações e mantenham os cuidados com sua saúde”, disse.

A secretária Municipal de Saúde, Irene Goralski, destacou a necessidade desta ação em Xanxerê, que vai atender mulheres com idade entre 50 a 69 anos, para realização dos exames para prevenção do câncer de mama e, mulheres com idade entre 25 a 64 anos, para exames do colo de útero. A coordenadora do projeto Sesc Saúde, Crisciani Ninow, salientou a estrutura que o Sesc, que compreende consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital; sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica; banheiro; tenda externa para ações educativas, recepção e sala de espera.