Famílias participam de sorteio do Plano de Habitação

As famílias que residem na localidade conhecida como Curva do Basso deram mais um passo em direção à realização do sonho da casa própria, na manhã desta quinta-feira (14).

Atendendo as diretrizes do Plano Local de Habitação de Interesse Social-PLHIS, a Prefeitura de Xanxerê, através da Diretoria de Habitação, realizou o sorteio dos lotes e a assinatura dos contratos com os moradores das novas casas do Conjunto Habitacional Vitória, no bairro Leandro.

Das 13 famílias que participaram desta etapa do PHLIS, 12 receberão as casas novas, e uma ficará em um imóvel alugado pela Prefeitura até que o pedido para liberação de alguns lotes existentes no local, para a construção de mais duas unidades, retorne da Câmara de Vereadores.

Para o prefeito Bruno Bortuluzzi, esse foi mais um passo para dar dignidade às pessoas menos favorecidas do município. “Atender a necessidade de habitação é passo a passo, é matar um leão por dia. Estamos cumprindo cada etapa para atender os casos mais críticos, e depois aqueles que a necessidade não é tão premente. Agora, essa moradia sem custo para as famílias, temos que fazer todo ano. São mais 12 casas, estamos trabalhando para mais 50 e já fizemos 30” informa o prefeito.

O prefeito Bruno informou ainda, que no mês e outubro serão assinados os contratos do conjunto Beija Flor. “Ainda este mês devemos assinar os contratos com as 102 famílias do conjunto Beija Flor, que é outro segmento, outro tipo de moradia, do projeto Minha Casa Minha Vida” acrescentou o prefeito.

Durante o evento, o prefeito Bruno Bortoluzzi anunciou que recebeu hoje a informação que foi publicado no Diário Oficial o empenho de R$ 806 mil para a construção de mais 50 unidades habitacionais, que serão construídas no bairro Vila Sésamo.

As famílias sorteadas também participaram de uma reunião com a equipe do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, do bairro Nossa Senhora de Lourdes, que fará o acompanhamento durante a mudança e na adequação à nova realidade.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, destacou a importância desse contato com a equipe de assistentes sociais para começar a criar um vínculo entre os profissionais e as famílias. “A equipe do CRAS Nossa Senhora de Lourdes vai se apresentar para essas famílias e começar a criar um vínculo, pois tão logo elas se mudem para o bairro Leandro será essa equipe que prestará o atendimento na questão da atenção básica da assistência social, e que identificará que tipo de projetos poderão ser desenvolvidos no futuro com essas famílias, bem como com as 30 que já se mudaram”, destacou Neusa.