Creas de Xanxerê lança projeto “Retratos e Resgates – reconstruindo identidades”

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social lançou neste mês de junho o projeto “Retratos e Resgates – reconstruindo identidades”. A equipe técnica do Creas desenvolveu o projeto em parceira com a produtora Dois nós, voluntáriamente. A intenção é produzir fotos e vídeos com idosos atendidos pela assistência, com objetivo de expressar os sentimentos e realidade de quem vivenciou a violência, além de relatar a superação.

Com os materiais produzidos, a mensagem a ser passada para a comunidade é da aprendizagem referente a dinâmica familiar no intuito de resgatar a história familiar, a valorização do “ser” velho, suas memórias e cultura, o reconhecimento das mágoas e rupturas e a reconstrução do afeto intrafamiliar. O projeto será apresentado no mês de outubro, com o intuito de sensibilizar e conscientizar as pessoas quanto às fragilidades e aos fatores de risco, bem como, identificar potencialidades familiares e sociais para a superação.

Segundo o Artigo 19 do Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003), considerase violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. Os tipos de violências contra idosos compreendem: psicológica, física, financeira, patrimonial, sexual, negligência e abandono.

O Creas realiza o atendimento a pessoas com direitos violados, sejam crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, trabalho infantil, população em situação de rua e adolescentes em medida socioeducativa. Atualmente, possui cerca de 240 famílias inseridas em acompanhamento.