Programa Segundo Tempo envolve atletas através de atividades socioeducativas

As atividades do Programa Segundo Tempo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer da Prefeitura de Xanxerê tem sido realizada com cerca de 100 alunos, nas modalidades de karatê, futebol e handebol. Além da prática do esporte, os coordenadores também orientam os alunos em relação aos princípios socioeducativos, inclusão, participação, cooperação, coeducação e corresponsabilidade.

Para isso, desenvolveram o projeto Lancha Saudável. Durante as aulas, foi observado pela equipe que os lanches consumidos pelos alunos eram baseados em produtos industrializados, como salgadinhos, refrigerantes e biscoitos.

– O objetivo foi oferecer outras opções de lanches, com o mesmo valor gasto com os lanches que estavam habituados a comer. Além da consciência financeira, foi solicitado que eles reunissem algum valor em dinheiro e foram até o supermercado fazer a compra responsável do lanche. Cada um fez sua compra, pagou e recebeu o troco – comenta a coordenadora do programa, Cleidi Bertan.

Neste mês de abril, os alunos participam da Educação Cultural, através do esporte, com o tema Artes Marciais.

– Em sua própria historia a arte marcial prima pelo respeito, disciplina, controle de seu corpo, autoconfiança, valores que necessitam ser inseridos especialmente nessa faixa etária – explica.

Os alunos do programa também participaram da Festival de Karatê, que reuniu cerca de 150 atletas de Abelardo Luz, Xaxim, Ouro Verde, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes. Nesta semana, foi realizada pelo professor de Kung-fu Gustavo Piovezan, uma palestra de demonstrações e a história das artes marciais, sua evolução, sua filosofia e suas ramificações.

– A palestra de demonstrações artísticas e a evolução de seus movimentos e posteriormente a vivência pelos alunos. A escolha foi feita por ser tratar do kung-fu ser a arte marcial mais antiga, sendo tal a pioneira das demais – finaliza.

Fazem parte do programa os professores Cleidi Bertan, coordenadora pedagógica; Darci Witter e Célio, além da estagiária Yuka.