Artesãos de Xanxerê são os primeiros no Estado a receberem a Carteira Nacional do Artesão

A Prefeitura de Xanxerê e o Departamento de Cultura reuniram, na tarde desta quinta-feira (19), artesãos xanxerenses para a entrega da Carteira Nacional do Artesão. Ao todo, 33 pessoas receberam o documento que possibilita sua identidade profissional como a isenção do ICMS, facilidade de acesso a microcréditos e contribuição como autônomos para fins previdenciários. Os artesãos também estarão credenciados a participarem de feiras de artesanato em todo o Brasil, levando o trabalho e a cultura a todos.

Com este evento, Xanxerê passa a ser a primeira cidade de Santa Catarina a realizar a ação. De acordo com o diretor de Trabalho e Renda da Secretaria de Estado da Assistência Social, Tiago Chaves, Xanxerê é inédita no processo.

– É um trabalho recente que passa a ser feito. Os avaliadores atuam no Estado de forma descentralizada, o que possibilitou que Xanxerê fosse a primeira cidade do Estado de Santa Catarina a fazer a parceria com governo do Estado, e fornecer as carteiras em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro, do governo Federal – explica.

No evento, estiveram presentes o prefeito Avelino Menegolla, que agradeceu a Secretaria de Estado pela oportunidade, bem como aos artesãos, pelo trabalho desenvolvido. A chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mariah Nascimento também participou do encontro, e parabenizou a todos. O diretor de Cultura, Diego Gonçalves reforçou que a atuação mais efetiva na cultura é recente e Xanxerê já passa a ser referência.