Recicladores fazem cadastro social para Programa de Redução Gradativa da Circulação de Veículos de Tração Animal

Teve início nesta semana, através da Secretaria Municipal de Políticas Ambientais da Prefeitura de Xanxerê, o Programa de Redução Gradativa da Circulação de Veículos de Tração Animal. A primeira etapa consiste no cadastramento social para os recicladores, onde informações pessoais e do núcleo pessoal precisam ser repassadas. O cadastro segue até o dia 25 e, tiveram nove cadastros.

De acordo com a coordenadora do programa, Sabrina Centenaro, a expectativa é que durante a semana mais recicladores comparecem ao cadastramento.

– No primeiro dia tivemos seis cadastros e, até o fim da semana completamos os nove. Acreditamos que até o dia 25, que é o prazo final dessa etapa, mais pessoas compareçam e possam nos ajuda a efetivamente aplicar o programa – disse ela.

Rosenilda Weber foi quem fez o cadastro número um. Segundo ela, é através do material reciclável que recolhe que sustenta a família.

– Eu sou separada e, desde então eu tive que começar a trabalhar com a reciclagem para dar alimento para meus filhos. É um trabalho sofrido, quando chove a gente não pode trabalhar e não entra dinheiro, é bem difícil – conta ela.

Quanto aos cuidados de bem-estar com seu animal, ela garante que mantém, dando alimentação adequada.

– Eu compro ração e deixo ele no pasto também – reforçar.

Já sobre o programa, que vai oportunidade aos recicladores ter outros conhecimentos, Rosenilda comenta.

– A gente não tem condições, nem estudo e por isso que estamos na reciclagem, mas se tiver outro emprego, outro jeito de trabalhar, eu aceito trocar – finaliza.

Após a etapa do cadastramento social, a Secretaria Municipal de Políticas Ambientais juntamente com a Unoesc através do curso de Medicina Veterinária que é parceira no programa, irá até as residências avaliar os animais.