Departamento de Cultura da Prefeitura de Xanxerê lança 1ª Gincana MultiCultural e Mostra de Arte

A Prefeitura de Xanxerê, através do Departamento de Cultura, tem novidade. A partir desta sexta-feira (3) até o dia 10, estão aberta as inscrições para a 1ª Gincana MultiCultural e 1ª  Mostra de Arte. A atividade faz parte da programação do aniversario de 63 anos de emancipação político-administrativo de Xanxerê, comemorado no dia 27 de fevereiro. Uma extensa grade de eventos é preparada para a comunidade.

A coordenadora dos eventos de aniversário do município, Elisiane Silveira, explica que esta é a primeira vez que a prefeitura realiza a gincana MultiCultural e a Mostra de Arte. A intenção é oportunizar a comunidade um momento diferente, mas com o objetivo de fomentar a cultura e o conhecimento sobre a cidade em que vive, provocando outros olhares na população sobre os encantos da cidade.

1ª Gincana MultiCultural – Eu amo a minha cidade

A gincana consiste na execução de 30 tarefas de cunho histórico e cultural sobre Xanxerê.

– Estamos, desde o início deste ano, preparando essa gincana, buscando apoiadores, parceiros e definindo as atividades que devem ser cumpridas pelas equipes – explica.

Para se inscrever, é simples: basta formar uma equipe de cinco a sete pessoas, definir um líder para realizar, na Casa da Cultura Maria Rosa – ao lado da prefeitura, a inscrição até o dia 10 de fevereiro.

No ato da inscrição, o líder da equipe recebe o regulamento da 1ª Gincana MultiCultural – Eu amo a minha cidade.

– Cada equipe tem o prazo de dez dias para cumprir as tarefas. Após, deve protocolar a entrega de todas as atividades, dentro de um envelope, na Casa da Cultura – salienta.

A soma da pontuação é feita conforme o regulamento. A gincana, que tem inscrições limitadas, prevê premiação do primeiro lugar, com R$ 1,5 mil, segundo lugar, R$ 1 mil, terceiro ao quinto lugar, R$ 500,00. Os apoiadores da gincana são: Acix, CDL, RICTV e Britaxan. Elisiane salienta que ficou feliz pela receptividade que teve ao procurar apoiadores para a gincana.

1ª Mostra de Arte – Xanxerê Mostra, Xanxerê Nostra

A intenção é conhecer os trabalhos artísticos produzidos através da linguagem visual. Elisiane explica que podem participar autodidatas, profissionais e amadores.

– Dividimos a Mostra em categorias, que poderão participar artistas da pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia e colagem – comenta.

As inscrições também seguem de 3 a 10 de fevereiro. Elas devem ser feitas na Casa da Cultura Maria Rosa. As obras deverão ser entregues durante o Sarau Cultural que acontecerá na Biblioteca Pública Municipal, a partir das 19h30min do dia 20 de fevereiro. Uma comissão é quem vai avaliar as obras para premiação. Para a 1ª Mostra de Arte – Xanxerê Mostra, Xanxerê Nostra, o prêmio para o primeiro colocado é de R$ 500,00, segundo lugar, R$ 300,00 e para o terceiro, R$ 200,00. O evento conta com o apoio da RICTV e Britaxan.

Os vencedores da 1ª Gincana MultiCultural – Eu amo a minha cidade e da 1ª Mostra de Arte – Xanxerê Mostra, Xanxerê Nostra serão conhecidos somente no dia 27 de fevereiro, a partir das 17 horas, no evento que acontece no Parque da Femi, em comemoração aos 63 anos de Xanxerê.

Confira AQUI os regulamentos

Assessoria de Imprensa – Leticia Faria