Prefeitura de Xanxerê forma comissão para criar Programa de Controle de Zoonoses

As tratativas para a criação de um programa de controle de zoonose no município já iniciaram por parte da Prefeitura de Xanxerê. Na manhã desta quinta-feira (26), ocorreu uma reunião, envolvendo a administração municipal e profissionais da área. O objetivo é estabelecer critérios para o controle populacional de animais de pequeno porte e doenças infecciosas e, ainda, atender e fiscalizar os casos de maus-tratos aos animais.

O advogado da Prefeitura de Xanxerê, Fernando Dal Zot, se reuniu com a médica veterinária e responsável técnica do Hospital Veterinário da Unoesc Xanxerê, Luciana Alves Prati e, com o coordenador do campus II, Realdo Tavares. Nesta primeira reunião, esteve em pauta também a forma de fiscalização a ser aplicada quanto ao uso de veículos com tração animal.

– Em razão da realidade de Xanxerê, com diversos casos denunciados pelas redes sociais de animais sendo maltratados, é que busca-se critérios para regulamentar e assim, poder fiscalizar todas as situações – salienta o advogado.

A reunião foi realizada a pedido do Ministério Público, que já atua no sentido de buscar alternativas para solucionar os problemas envolvendo o tema. Hoje, o uso de animais para auxiliar nos trabalhos especialmente de recicladores se tornou um problema social e é preciso avaliar as decisões a serem tomadas pelo poder público. No próximo mês uma nova reunião deve ser realizada e, na sequência, o Ministério Público, Grupo Bem Estar Animal, Ama – envolvidos na causa – além de clubes de serviços e demais entidades, também serão convidados para participarem das decisões, já que é preciso o envolvimento de toda comunidade.

Assessoria de Imprensa – Leticia Faria