Vinte e cinco alunos concluem curso realizado através do Programa de Iniciação ao Trabalho

Durante solenidade de formatura realizada na tarde desta sexta-feira (16) no Auditório da Prefeitura de Xanxerê, 25 alunos receberam o certificado de conclusão do curso realizado através do Programa de Iniciação ao Trabalho por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e da Secretaria de Assistência Social.

O programa é voltado a jovens de 14 a 24 anos cursando o ensino fundamental e médio ou que tenham concluído o ensino médio e estudantes oriundos de escolas públicas, em vulnerabilidade social.

O PIT é uma alternativa inovadora que possibilita aos adolescentes e jovens que chegam ao CIEE buscando a inserção no mundo do trabalho, uma ferramenta a mais para serem incluídos de maneira formal nos programas de estágio e aprendizagem.

O Programa atua em caráter de proteção social, com metodologias sócio pedagógicas formuladas para atender as necessidades dos jovens e adolescentes, articulando ações práticas e teóricas num ambiente sadio de aprendizagem.  Objetivando a inserção social para o mundo do trabalho com especial atenção voltada à formação de adolescentes e jovens respeitadas a sua peculiar situação de desenvolvimento, estimulando o protagonismo e autonomia.

A secretária de Assistência Social, Luciana Contini, agradeceu ao CIEE pela parceria com a secretaria, que tem oferecido bons resultados aos adolescentes e que queremos que perdure por muito tempo. “Desejo que os pais continuem incentivando seus filhos para que possam ser inseridos no mercado de trabalho e ter seus direitos assegurados”.

Luciana destacou ainda que o PIT vai trazer um diferencial na vida dos adolescentes, que terão mais facilidade de acesso ao mercado de trabalho. “Não parem de se capacitar e de buscar oportunidade de crescer cada vez mais”.

O prefeito Oscar Martarello salientou em seu discurso que consegue enxergar um olhar de sonho e de expectativa nos olhos de cada adolescente formado e desejou que cada um possa aproveitar ao máximo a capacitação que tiveram através do PIT. “As oportunidades aparecem para todos, mas depende de cada um aproveitá-las. Exercitem a cabeça de vocês para o bem e saibam que tudo o que vocês plantarem irão colher e não será em vão, pois quando alguém fracassa é única e exclusivamente por sua responsabilidade”.