Carnês para pagamento do IPTU 2016 são disponibilizados pela Prefeitura de Xanxerê

A partir desta segunda-feira (9), através do site da Prefeitura de Xanxerê ou comparecer ao Setor de Tributação no Centro Administrativo, o contribuinte do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), poderá retirar seu carnê para pagamento. A primeira cota única, com desconto de 15% vence no dia 13 de fevereiro; a segunda, com 10% em 13 de março e, a terceira, com 5%, em 13 de abril. O pagamento parcelado pode ser feito em até oito vezes, de fevereiro a setembro

A expectativa total de arrecadação deve se aproximar dos R$ 10 milhões. Somente em cota única, com pagamento para janeiro, o assessor jurídico do Setor de Tributação da Prefeitura de Xanxerê, Carlos Alberto Peretti, prevê uma entrada de R$ 4,5 a 5 milhões.

– Por conta do desconto de 15% as pessoas aproveitam e fazem o pagamento desta forma, até porque todos sabem que esse tributo é pago no início do ano e já guardam esse recurso – comenta.

Neste ano, O IPTU não terá aumento, apenas será repassado o reajuste do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), que é de 7%, determinado por lei.

Acesso para retirada do carnê

Tradicionalmente, os carnês são retirados na prefeitura, mas para proporcionar comodidade ao contribuinte, que hoje tem maior acesso a internet, isso também ocorre através do site da Prefeitura de Xanxerê (acesse AQUI). Outra forma de auxiliar, neste ano, o Setor de Tributação disponibiliza um e-mail, para em caso de problemas, possa receber também o carnê de modo eletrônico. Para isso, é preciso enviar o nome e CPF do proprietário do imóvel para o e-mail iptu@xanxere.sc.gov.br, que em 48 horas o setor envia o carnê. Para 2016, a previsão é entregar cerca de 20 mil carnês.

Aplicação dos recursos

O secretário Municipal de Administração e Finanças, Jader Danielli, garante que os recursos arrecadados através do IPTU serão utilizados em prol do município, nos mais diversos setores de forma que proporcione melhorias a toda comunidade.

Prefix

O Programa de Recuperação Fiscal de Xanxerê (Prefix) está no seu quinto ano de aplicação, que tem como objetivo fazer com que contribuintes que estão com algum imposto pendente na Prefeitura de Xanxerê seja regularizado. Neste ano, o programa será ampliado e aplicado às empresas. O Prefix teve início no primeiro mandato do prefeito Avelino Menegolla, em 2001. Ele é aplicado somente no primeiro ano de um novo governo.