Lei Lucas: Profissionais da UBS Delaide Bonatto realizam treinamento em escola de Xanxerê

Com o objetivo de capacitar profissionais das unidades escolares para que possam estar preparados para atendimentos de primeiros socorros, profissionais da Unidade Básica de Saúde Delaide Bonatto, no bairro Castelo Branco, fizeram um treinamento na manhã desta terça-feira (26) com os professores da Escola Integração, em Xanxerê.

Conforme destacou a enfermeira Juliana Eichelt, a lei Lucas, sancionada em 04 de outubro de 2018, tem o intuito de tornar obrigatório que as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil se prepararem para atendimentos de primeiros socorros, para que possam agir em situações de risco com alunos e demais membros do grupo escolar até que o socorro profissional chegue à unidade escolar.

A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida durante um simples passeio escolar na cidade de Campinas, São Paulo, depois de se engasgar com um pedaço de salsicha do cachorro quente que serviram no lanche. Por não receber os primeiros socorros de forma rápida e adequada, acabou perdendo a vida.

O treinamento na manhã desta terça-feira, na Escola Integração, foi destinado aos professores. A capacitação foi ministrada pela enfermeira Juliana Eichelt, pela estagiária de enfermagem da Udesc, Caroline Spagnol, pelos estagiários de Medicina da UFFS, Venir Baldissera e Patrícia Guimarães.

Os professores receberam informações sobre segurança e proteção individual, de como proceder em casos de hemorragias, desmaios, parada cardiorrespiratória e reanimação, engasgos e asfixias e também emergências neurológicas, como convulsões, por exemplo.