Prefeito recebe relatório sobre focos do mosquito Aedes aegypti

Xanxerê é o segundo município do Estado com maior número de focos do Aedes aegypti.Este ano foram encontrados 325 focos mosquito. O Blumenau com 388 é o primeiro no Estado. Os dados foram apresentados ao prefeito, Ademir Gasparini, na tarde desta quinta-feira (17).

Segundo a coordenadora da Sala de Situação de combate ao mosquito, Janete Rodrigues, o lixo é o principal responsável pelo aumento deste número, registrado em 2016 pela Vigilância Epidemiológica do município.

“As pessoas continuam jogando lixo nas margens de ruas, estradas e rodovias, em terrenos baldios e acumulando lixo em suas casas. Nós estamos orientando e notificando a população todos os dias para que limpem os seus terrenos, e que denunciem quem joga lixo em locais inapropriados”, comentou.

O mosquito é encontrado em todos os bairros, com maior proliferação no Veneza, Matinho, La Salle e Centro.

“Todos os bairros de Xanxerê têm focos do mosquito, reflexo da falta de cuidado com limpeza das casas. Para se ter uma idéia, em um sábado retiramos 200 pneus que estavam armazenados nos terrenos das residências”, revelou.

Este ano o município registrou dois casos de dengue autóctones (doença contraída no município). Tem ainda os importados (adquiridos em outros municípios), dengue (1), Zika vírus (1) e chikungunya (1), totalizando cinco casos de doenças relacionadas ao Aedes.

“Nós estamos no aguardo mais 15 exames que estão sendo analisados pelo Laboratório Central. Caso sejam confirmados, o município terá uma epidemia”, completou.

Para identificar as larvas do mosquito, estão espalhadas 83 armadilhas e o acompanhamento de 46 pontos estratégicos (áreas publicas e empresas que trabalham com pneus).

“A nossa prioridade neste momento é, junto com a população, diminuir urgentemente o número de focos. Este é um daqueles momentos que todos precisam fazer a sua parte”, conclamou o prefeito Ademir Gasparini.