“Redigindo o Futuro” entrega premiação hoje

 O projeto “Redigindo o Futuro”, lançado em setembro de 2011 pelas Promotorias de Justiça de Xanxerê, em parceria com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Unoesc, CDL, Subsecção da OAB de Xanxerê e o Rotary Club, em sua sexta edição, estará premiando os alunos que participaram desta etapa do concurso de redação. 

A premiação visa estimular dentro deste projeto, a leitura e a redação dos alunos de escolas públicas, através de concursos de redação, premiando os três melhores trabalhos, junto com os professores orientadores e a escola do primeiro prêmio. O tema escolhido para as redações nesta edição foi:

”Os perigos do uso inadequado da Internet”. Foram 80 alunos do 6º ano de escolas do município concorrendo. Participaram da comissão avaliadora: Dr. Marcionei Mendes (Ministério Público); Dr. João Marcelo Lange (OAB); Professora Elise Toffolo (Secretaria de Educação); Representante da UNOESC professora Irene Aparecida e Sá Afolter, um representante (Imprensa) e o vereador Adriano de Martini,representante da Câmara Municipal de Vereadores. 

A premiação que acontece às 18 horas e 30 minutos desta segunda (18) na Câmara de Vereadores de Xanxerê, será da seguinte maneira: 

3º lugar a alunaGabriela Altenhofenda Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida.

2º lugar para aluna Indianara Ramos da Escola Municipal Paul Harris, localizada no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.

1º lugar a aluna:Julia Gasparini Cassanellida Escola Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bairro Aparecida.

A professora orientadora da redação vencedora do

1º lugar e o terceiro lugar, é a professora Dirlene Fernandes.A professora orientadora da redação classificada em

2º lugar é a professora Margarete Kosinski.

A Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida também recebe um prêmio de R$ 500,00 (quinhentos reais). Os organizadores do projeto “Redigindo o Futuro” agradecem a colaboração de todos nesta 6ª edição, em especial, as escolas através dos gestores, assessores pedagógicos e a Escola de Pais de Xanxerê, pelas palestras realizadas nas escolas sobre o tema ”Os perigos do uso inadequado da Internet”. 

Confira as redações vencedoras:

Escola: EMEB Nossa Senhora Aparecida

Professor: Dirlene B. S. Fernandes

Aluno: Julia Gasparini Cassanelli

Série: 6º ano

O Uso Adequado da Internet

1º LUGAR   

Com tantas informações que existem na internet alguns pais não conseguem acompanhar seus filhos. È comum que as crianças de hoje passem horas no computador, enquanto os pais trabalham.    Na internet nunca devemos confiar, pois muitos sites não são tão inocentes, muitos podem conter conteúdos proibidos para crianças, pessoas com má intenção e ocorre muito bullying.   Muitas crianças caem nessas armações e acabam dando-se mal.  

 Mas para evitar isso é muito simples, evite conversar com estranhos, não dar informações pessoais, respeitar as regras de segurança e qualquer coisa desligue o computador ou saia do site, nunca divulgue suas senhas e evite entrar em chats.   Na internet é preciso cuidar-se pois qualquer informação dada pode causar grandes problemas para você e para sua família.  

Hoje na internet, pode-se pagar contas, estudar, trabalhar, saber notícias do outro lado do mundo. Sabe-se que com a internet podemos nos conectar ao mundo em menos de um minuto e podemos conversar com pessoas que estão a quilômetros de nós.   Mas a internet, como todos sabem pode causar vários problemas como publicação de sites pornográficos, racismo, promovem a pirataria e a pedofilia.   Por isso devemos seguir as orientações de como usar a internet de forma correta e os pais acompanharem os filhos nessa era digital.

Escola: EMEB Paul Harris

Professor: Margarete Kosinski

Aluno: Indianara Ramos

Série: 6º ano

O Uso Adequado da Internet

2º LUGAR

Use a internet de maneira consciente!  A internet é um dos principais meios de comunicação que possibilita o acesso da maioria da população e favorece a distribuição danotícia em todo mundo em um curto espaço de tempo. Essa facilidade de informação muitas vezes coloca em risco a integridade moral e física de inúmeras pessoas.  

 Por ela ser uma ferramenta aberta a todos, certamente ocorre um grande fluxo de comunicação em nível regional e mundial, além das trocas de informações, dados, experiências entre outros. Assim também, ela é algo extraordinário, atrativa e pratica porque nos traz o conhecimento com mais rapidez e nos oferece várias fontes de pesquisa além da comunicação interpessoal com amigos e familiares.  

Mas quando nos conectamos com as pessoas pela internet, devemos ter a consciência de que é como se fosse uma conexão pessoal, por isso não revelar a estranhos informações de sua vida que possa comprometê-la como: endereço, telefone, nome completo, local de trabalho…Assim como não divulgar informações, contatos, fotos e vídeos, e tenha cuidado ao realizar negócios, se for marcar encontro saiba fazê-lo em lugares movimentados, e não instale em seu computador programas não autorizados. 

 Tomando esses cuidados, facilita o seu convívio e o das pessoas e poderá usar este meio tão espetacular de forma segura e consciente, de que a lei existe para todas, então respeite e denuncie se encontrar algo de errado. 

 Escola:

 EMEB Nossa Senhora Aparecida

Professor: Dirlene B. S. Fernandes

Aluno: Gabriela Altenhofen

Série: 6º ano

 O Uso Adequado da Internet

3º LUGAR   

 Na internet estão disponíveis diversos serviços que auxilia usuários a obter informações em tempo real. Com o uso freqüente da internet as informações estão se acumulando, não só pessoais como de conhecimento geral, que nem sempre são vistas corretamente.    Nas redes sociais as pessoas podem conversar com pessoas de outros países, recém conhecidos e amigos de infância. As redes sociais estão sendo uma espécie de diário virtual, onde ela controla as publicações, suas fotos e o que vai compartilhar.    As crianças de hoje em dia, preferem ficar sentadas em frente ao computador ao invés de ir brincar com os amigos.   

  Uma pesquisa feita no Brasil revelou que cinqüenta e três por cento das crianças já acessaram conteúdos inapropriados e oitenta e sete por cento não tem restrição na web.   

    Não devemos colocar dados pessoais na internet, não devemos marcar encontros com estranhos. A internet trás muitas vantagens, como a comunicação, mas tem sido usada para a prática de crimes. Alguns pais ficam impressionados com a facilidade com que os filhos usam a internet e não se importam com os sites que os filhos visitam.   

  Algumas pessoas usam a internet para intimidar outras pessoas, mas os transtornos que acontecem ao autor da agressão são responder por processo e ser obrigado a pagar uma indenização.

     Então devemos ter cuidado com os sites que entramos, não devemos marcar encontros com desconhecidos e se você for vitima de bullying denuncie e tenha cuidado com os pedófilos.