Prefeitura de Xanxerê apresenta maior alta na arrecadação da história do município

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (25) Audiência Pública para avaliação das metas fiscais do 3º quadrimestre de 2021, bem como avaliação das metas fiscais previamente estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2021 em cumprimento a Lei Federal complementar 101/2000.

A apresentação dos índices foi feita pela Secretária Municipal de Administração e Finanças, Andreza Gallas, que apresentou os números, com destaque para a evolução orçamentária do município. A receita orçamentária ultrapassou a meta estabelecida para o exercício de 2021 em 33,61%.

O município encerrou o exercício com o maior superávit financeiro da história, atingindo R$ 34.717.391,51, o qual será revertido em contrapartidas de importantes obras como infraestrutura, educação e saúde.

Outro ponto extremamente positivo foi a diminuição das despesas com a folha de pagamento do Poder Executivo, ficando com um percentual de 42,51%, abaixo do limite de alerta e prudencial.

Dentro da avaliação do 3º quadrimestre de 2021 o índice aplicado na saúde foi de 22,90%, sendo que a lei determina que a aplicação de recursos em ações e serviços públicos de saúde seja de 15%. Já a aplicação de recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino deve ser de 25%, sendo que o município aplicou 22,94%. Em relação a aplicação dos 70% em remuneração dos profissionais da Educação com recursos recebidos do FUNDEB, o índice foi de 91,54%.