Prefeitura lança Programa de Combate ao Borrachudo
Na tarde desta quarta-feira (04) agricultores do município participaram da reunião de lançamento do programa de Combate ao Borrachudo, que aconteceu no centro comunitário da comunidade Aterro Alto. A reunião teve o objetivo de conscientizar a população que é importante prevenir a poluição e preservar as margens do rio, evitando a proliferação desse inseto. Os agricultores receberam orientações do veterinário da Syngenta, Alisson Mezalira, e puderam realizar a prática, com a medição de um riacho.
Segundo o veterinário as pessoas puderam ter noção do que é o mosquito e como podem colaborar com o combate. Com a chegada das temperaturas mais altas, aumenta a proliferação do borrachudo, e esta é a época ideal para começar esse trabalho.
Na quarta-feira (04) foi apresentado o produto aos agricultores, sendo um produto químico totalmente biológico, comprado com recursos exclusivamente da Prefeitura, derivado de uma bactéria que consegue atingir as larvas do inseto. A partir de agora técnicos da Prefeitura irão fazer a medição dos rios, para saber a quantidade que deve ser aplicada do produto, e futuramente essa aplicação deve ser feita de 15 em 15 dias.
O mosquito Ainda não se tem registro de doenças no sul do Brasil, mas causa incomodo ao ser humano e também nos animais, o que acaba ocasionando até mesmo perda de produção de leite e outras atividades agrícolas. O borrachudo é um inseto que pode abranger 20 quilômetros, e dessa forma, para dar maior eficácia ao combate, os técnicos estão em contato com as cidades vizinhas para fazer o trabalho em conjunto, sendo que o município de Xaxim já confirmou interesse.