Município de Xanxerê implanta Centro de Operações de Emergências

Foi apresentado na manhã desta segunda-feira (22) o Centro de Operações de Emergências para a Covid-19 (COE Covid-19) de Xanxerê. O COE, instituído pelo decreto nº 159/2021, busca promover a gestão coordenada da resposta à emergência no âmbito municipal.

A estruturação do órgão permite a análise dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos na definição de estratégias e ações adequadas e oportunas ao enfrentamento de potenciais emergências em saúde pública.

Compete ao COE planejar e propor medidas para enfrentamento da pandemia, encaminhando à Comissão de Resposta ao Coronavírus, bem como articular-se com os gestores federais e estaduais do SUS.

Além disso, é atribuição do COE organizar e executar ações definidas pela Comissão de Resposta ao Coronavírus, além de encaminhar ao prefeito relatórios técnicos sobre o estado de calamidade pública em Xanxerê, bem como a respeito das ações administrativas em curso.

Pelo decreto 159/2021, o COE também pode propor ao prefeito, de forma justificada, o acionamento de equipes de saúde incluindo a contratação temporária de profissionais, além de sugerir prorrogação de prazo ou de encerramento da decretação de estado de calamidade pública.

O COE Covid-19 será representado na Comissão de Resposta ao Coronavírus de Xanxerê pela Secretária Municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro.

CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA: