Equipe xanxerense participa do PARAJASC

Nesta quinta-feira (07/08) foi realizada uma reunião na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer com as entidades ligadas ao Paradesporto de Xanxerê, tendo em vista a participação da equipe xanxerense na 9ª edição do PARAJASC, que será realizada nos municípios de Joaçaba, Herval e Luzerna, de 22 a 27 de outubro. 

Estiveram presentes o Secretário de Esporte, Coordenador do Paradesporto, representante da APADAVIX, e o presidente FCDX. Na pauta da reunião, entre outros assuntos, foi discutido a definição das modalidades, o cronograma de dias e horários de treinamento e a parceria entre as entidades no auxilio do transporte para os Atletas, principalmente no início dos treinamentos de alguns segmentos do Atletismo e Bocha, sendo que algumas modalidades já estão em treinamento há mais tempo.

 A equipe de Paradesporto de Xanxerê tem grande potencial pois já obteve excelentes resultados nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina – PARAJASC em edições anteriores em suas diversas modalidades. Este ano Xanxerê estará participando do PARAJASC com um número expressivo de aproximadamente 50 para atletas e 10 professores, staffs, acadêmicos de Educação Física.

 As modalidades que a equipe Paradesportiva Xanxerense estará disputando no Parajasc 2013 são as seguintes: 

 Atletismo segmento (deficiência) auditivo – masculino e feminino

Atletismo segmento visual – masculino e feminino

Atletismo segmento intelectual – masculino e feminino

Atletismo segmento físico – masculino e feminino

Bocha segmento intelectual – masculino e feminino

Bocha segmento físico andante – masculino

Bocha segmento físico cadeirante – masculino Futsal segmento auditivo – masculino

Futsal segmento intelectual – masculino

Natação segmento físico – masculino

Natação segmento intelectual – femininoTênis de Mesa segmento auditivo – masculino e femininoTênis de Mesa segmento intelectual – masculino e feminino 

Solicitação para o Bolsa Atleta 

O para atleta de Natação, Ivonei Borges, que representa Xanxerê e o Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer/Clube 7 de Setembro, em competições do Circuito Loterias Caixa Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, foi contemplado pelo Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte do Governo Federal. (Portaria nº 171 de 19/07/2013). 

A Bolsa é concedida a atletas de destaque nacional em modalidades olímpicas e paralímpicas que pertencem e representam instituições e clubes a nível nacional e classificam-se de 1º a 3º lugar em todas as etapas das competições realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e CPB. 

O incentivo financeiro concedido ao Atleta, tem como objetivo auxiliar no custeio de despesas provenientes das competições e no desenvolvimento de treinamentos como aquisição de materiais, suplementação alimentar, medicamentos e vestuário.  Ivonei é hoje o recordista brasileiro da prova de 50 metros livre, categoria S3 e também é o primeiro no ranking brasileiro em 2013 nas provas de 100 metros livre e 50 metros costa. Ainda há duas etapas do Circuito para participar, senod em setembro, Porto Alegre e no mês de novembro em Fortaleza. 

A participação nessas etapas servirá como pontos estratégicos para a solicitação do Bolsa Atleta para 2014.  Segundo informações da Secretaria de Esportes, Ivonei já conquistou o primeiro lugar na 1ª etapa nacional, que aconteceu em São Paulo, nas três provas que compete, e Junior obteve a 3ª colocação. Com isso a Secretaria está confiante de ótimos resultados para poder, mais uma vez, solicitar o Bolsa Atleta não somente para o Ivonei, mas também, para o Junior, propiciando o reconhecimento pelo trabalho e dedicação no esporte, dando exemplos de superação das adversidades que a vida protagonizou.