Xanxerê participa de oficina para diagnóstico socioambiental da PCH Salto do Voltão

Aconteceu no auditório da Prefeitura de Xanxerê, durante a manhã desta terça-feira (3), a oficina do Diagnóstico Socioambiental Participativo da Pequena Central Hidrelétrica Salto do Voltão (PCH). O encontro foi mediado por profissionais da Brandt Meio Ambiente, empresa de Minas Gerais, que executa o programa ambiental para a Horizontes Energias S.A, que tem a concessão para exploração da PCH.

O objetivo, nesta primeira etapa, é levantar informações para o Programa de Educação Ambiental da PCH Salto do Voltão, que será realizada em Xanxerê, na Linha Voltão. Participaram da oficina representantes das Secretarias Municipais de Políticas Ambientais e Educação, Epagri, Polícia Militar e da Escola Estadual Augusto Colatto.

De acordo com o biólogo Ari Goriba e a geógrafa, Kenia Raposo, que promoveram a oficina em Xanxerê, a intenção é conhecer a realidade local e todas as suas demandas, para então reestruturar o Programa Ambiental da PCH Salto do Voltão. A mesma oficina vai ocorrer, ainda em Bom Jesus e Ipuaçu, e também nas comunidades de Voltão e Medianeira, interior de Xanxerê.