Secretaria de Saúde de Xanxerê participa de Congresso Brasileiro em Maceió

A Diretora Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, Cleci Zanin, participou do XXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o IX Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência, que aconteceu de 11 a 14 de junho em Maceió.

Participaram do encontro mais de 4,5 mil pessoas entre gestores, técnicos, usuários e pesquisadores do SUS (Sistema Único de Saúde) para debater e mapear os desafios em torno da sustentabilidade do SUS, como, por exemplo, a adesão pela população no município a um sistema de saúde regional, com acesso à atenção integral e qualificado.

O encontro contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, bem como representantes das secretarias do Ministério da Saúde, governadores e secretários estaduais de Saúde, a exemplo do de Santa Catarina, Dalmo Claro de Oliveira.

Segundo Cleci, o congresso pode ser definido como um dos maiores espaços de mobilização, discussão e troca de experiências entre os participantes com o objetivo de aprofundar questões sobre a política de saúde, visando o aperfeiçoamento do SUS.

Para a secretária de Saúde, Iára Helena Callfass, é muito importante que pessoas envolvidas na saúde do município participem de eventos como esse, agregando conhecimento de ações e serviços em prol da população xanxerense.