Xanxerê já vacinou 71% do público-alvo contra a gripe

A Campanha de Vacinação contra a gripe, que encerraria nesta sexta-feira (25), já atingiu 71% do público-alvo em Xanxerê, sendo que foram vacinadas até a manhã desta quinta-feira (24) 4.604 pessoas. A meta é imunizar 80% no município de Xanxerê, num total de 6.500 pessoas.

De acordo com a técnica em Enfermagem Jussara Klein, que trabalha na Sala de Vacinação do Posto de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz, o maior déficit na vacinação está entre as gestantes e crianças entre seis meses e menores de dois anos.

Jussara destaca que há muita procura pela vacina pelos grupos crônicos, mas os mesmos só poderão ser vacinados assim que encerrar esta etapa da campanha. “Primeiro temos que atingir a meta, para só então podermos vacinar os demais grupos”, disse Jussara.

A secretária municipal de Saúde de Xanxerê, Iára Helena Callfass, ressaltou que o município está dentro da meta brasileira. “Não podemos obrigar as pessoas a se vacinar, além do mais, o grupo que não está sendo atingido é o mais vulnerável, de crianças, que precisam ser levadas pelos pais, e o de gestantes, que precisam da liberação de seus médicos”, destacou.

PRORROGAÇÃO

O Ministério da Saúde prorrogou nesta manhã a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe em uma semana, até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.

Até esta quinta-feira (24), 15,8 milhões de pessoas já tinham tomado a vacina, o que representa 52,46% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas.

Os postos de saúde de Xanxerê estão vacinando das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas.

 

Assessoria de Imprensa