Estagiário tem termo de estágio encerrado após vazamento de Fake News

Durante coletiva de imprensa de prevenção ao coronavírus realizada na tarde desta terça-feira (05), o Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Marcos Augusto Brandalise, fez uso do espaço para falar sobre as medidas que estão sendo adotadas sobre publicações e compartilhamento de Fake News. Na oportunidade foi citado a publicação nas redes sociais, de um estagiário que teve acesso a um relatório da Defesa Civil do Estado, onde constava a informação de 23 casos de coronavírus na Secretaria Regional da Defesa Civil (sete municípios) e através do WhatsApp o estagiário divulgou que os casos eram apenas de Xanxerê.

Sobre esta situação a Prefeitura de Xanxerê informa que o termo de estágio do estagiário foi encerrado e que o mesmo não faz mais parte do quadro de estagiários do município. O promotor ressaltou que informações colhidas ao acaso não podem ser publicadas como verdadeiras, “é crime espalhar mentiras sobre pandemia e nós vamos investigar todos os casos, pois não é hora de achismo, essas pessoas serão responsabilizadas pelas notícias que compartilham ”.

O Delegado Regional de Xanxerê Adilson Bressan, na oportunidade, ressaltou que a difusão de notícias falsas pode acarretar em processos tanto para quem publica como para quem compartilha, podendo levar a oito anos de reclusão. “A Polícia Civil consegue rastrear a pessoa que publicou ou compartilhou a Fake News, e assim utilizar os meios necessários para conter quem está disseminando notícias falsas”.