Prefeitura de Xanxerê inaugura espaço que vai abrigar programa Pão da Vida

Foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (04) o espaço que irá desenvolver o programa Pão da Vida. Criado através do projeto de lei BLB 064/2011, o programa consiste na realização de Oficina de Panificação, a fim de oferecer um espaço de inclusão social, contribuindo na melhoria da qualidade de vida da população usuária.

Para a secretária do Desenvolvimento Social, Neusa Moscon, o programa Pão da Vida será um instrumento de auxílio na prevenção às expressões da questão social, como o trabalho infantil, violência, drogadição, dentre outros, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, encaminhamentos a rede interna e social e possibilidade de aprendizado, capacitação de adolescentes, visando à profissionalização.

“Através deste projeto vamos atender, neste momento, 20 jovens de 15 a 18 anos, oportunizando profissionalização”, destaca a secretária.

O projeto objetiva oportunizar ao público jovem a formação profissional qualificada, permitindo acesso ao trabalho e renda, resgatando a cidadania e promovendo a autonomia dos jovens e suas famílias.

Neste primeiro momento os jovens terão a parte teórica. A partir de maio deve iniciar a produção de pães, cujo objetivo é produzir 10 mil pães por semana. Segundo a secretária, cerca de 80% da produção será destinada ao programa Leite Pão Amigo, principal programa implantado pela Secretaria de Educação no início de 2009, o qual distribuiu seis pães e um ou dois litros de leite (dependendo da idade do aluno) toda sexta-feira, àqueles que não faltaram às aulas durante a semana.

Para o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi, através de programas como Pão Da Vida, está sendo possível oportunizar melhoria de vida na qualidade dos jovens e de suas famílias. “Estamos oportunizando aos jovens o gosto pelo trabalho, bem como fazer com que possam ocupar suas mentes com coisas boas”, enfatizou o prefeito.

Para ele, a administração está apenas dando o direito da população usufruir daquilo que lhe pertence. “Todos devem ter acesso a programas de diminuição das desigualdades sociais e de transferência de renda e este programa está vindo para fazer justamente isso”, finalizou o prefeito.