Aprovado projeto de Revitalização do Museu do Milho de Xanxerê

Foi publicada nesta terça-feira (29), no Diário Oficial da União, a aprovação do projeto de Revitalização do Museu do Milho de Xanxerê.

O projeto, no valor de R$ 133.395,60, prevê a elaboração de Plano Museológico e Projeto Museográfico para adequação do acervo, do espaço físico, dos documentos fotográficos. Além disso, de acordo com a Diretora de Ações Culturais, Magda Vicini, será necessário adaptar as janelas e portas para melhorar a climatização natural, promovendo a guarda do acervo sujeito a intempéries, bem como restaurar o telhado devido temporais ocorridos no inverno de 2011.

O Sistema Brasileiro de Museus, bem como a Portaria Normativa n° 1, de 5 de julho de 2006 ( DOU de 11/07/2006), instituem parâmetros de organização da gestão das instituições museológicas, como planejamento estratégico global e integrador, na qual os museus identificam a sua missão, objetivos e ações de cada setor. “Dessa forma o Museu do Milho terá parâmetros claros de atuação com a sociedade para ampliar suas ações museais como atividades e projetos”.

Magda destaca ainda que um dos fatores que contribui para a provação do projeto foi o fato de o Museu do Milho estar aberto desde 2009 diariamente, bem como o número de visitações. “Este projeto é muito importante para a população de Xanxerê, pois o Plano Museológico consolida formalmente e profissionalmente as referências culturais e históricas de nossa identidade em relação ao Museu do Milho, que empiricamente vem sendo assumida pelos habitantes de nossa cidade em cada visita ou menção que fazem ao nosso Museu. O poder público precisa instituir, regularizar, implementar e manter os equipamentos culturais e históricos de Xanxerê, e aos habitantes, cabe assumirem, valorizarem e participarem desses equipamentos culturais”, ressalta Magda.

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi reforçou que esta é mais uma boa notícia para a cultura de Xanxerê, que vai valorizar ainda mais a história de um povo e de seu município.