Prefeito de Xanxerê entrega Plano de Cargos e Salários na Câmara de Vereadores

Foi entregue na tarde desta segunda-feira (31) o Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos Municipais e também dos Profissionais da Educação Básica na Câmara de Vereadores de Xanxerê. Os planos foram entregues pelo prefeito de Xanxerê, Bruno Linhares Bortoluzzi, e pela presidente da coordenação municipal do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Maria Isabel Girotto, ao presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Gasparini.

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi disse que esta é uma das maiores conquistas do funcionalismo público municipal. “É um trabalho que estava sendo feito desde 2009 e é o reconhecimento do trabalho dos cerca de 1200 servidores municipais”.

Bortoluzzi ressaltou ainda que dos 1.200 servidores municipais, não foram contemplados com o Plano de Cargos e Salários apenas os comissionados. “Fiz questão de privilegiar os funcionários efetivos”.

O aumento dos salários vai representar cerca de R$ 2 milhões a mais por ano aos cofres do município, 3% do orçamento anual do município. “Tudo que fizemos foi pensando em melhorar o salário dos nossos servidores. Isso poderá ser aumentado futuramente, desde que aumente a receita do município”, disse o prefeito.

Ainda segundo Bortoluzzi, a partir de agora os funcionários poderão melhorar o salário desde que busquem a qualificação profissional. “Pensamos nisso visando a qualificação dos nossos profissionais, o que vai refletir cada vez mais no melhoramento do atendimento ao público”, disse o prefeito.

O prefeito comenta ainda que o projeto precisa ser votado e aprovado este ano para que tenha validade e passe a vigorar em janeiro de 2012.

CONQUISTA

Para a presidente da coordenação municipal do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Maria Isabel Girotto, este é um momento importante e que deve se concretizar com a aprovação do plano pela Câmara de Vereadores de Xanxerê.

Ela salienta que desde 2009 o sindicato estava discutindo o Plano de Cargos e Salários do funcionalismo público. “Sabemos que não poderemos contentar a todos, mas no coletivo foi um grande avanço para os servidores públicos municipais”, comenta Maria Isabel.

Além disso, ela enfatiza que o plano foi amplamente discutido e aprovado pela maioria dos servidores municipais. “Quem buscar qualificação poderá melhorar seus salários, caso contrário ficará sempre na mesma situação salarial”, finalizou.

CÂMARA DE VEREADORES

O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Gasparini, comenta que o plano deverá discutido na Câmara e deve passar pelas comissões antes de ser votado. “Com certeza que iremos votar o projeto este ano”, comenta Gasparini.