Xanxerê participa da programação do Dia Internacional da Animação

Xanxerê faz parte das 400 cidades brasileiras que participam do 8º Dia Internacional da Animação que acontecerá na próxima sexta-feira (28).  A Diretoria de Ações Culturais da Prefeitura de Xanxerê está coordenando o evento que é uma oportunidade para os jovens e adultos conhecerem o que há de melhor na arte dos filmes de animação brasileiros e estrangeiros.

Pelo oitavo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais. Na sexta-feira, às 19h30min, haverá exibições em centenas de cidades do país, organizadas pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e apresentado pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

“Este é o maior evento simultâneo do gênero no mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro, como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira”, destaca a diretora de Ações Culturais, Magda Vicini.

A Mostra Nacional 2011 contará com a exibição de curtas metragens, como os premiados em festivais nacionais e internacionais, “Menina da Chuva” de Rosária (Rio  de  Janeiro/RJ),  “O Céu  no  Andar  de  Baixo”,  de  Leonardo Cata Preta  (Belo Horizonte/MG), “Sambatown”, de Cadu Macedo  (Ribeirão Preto/SP), “O  Ogro”, de  Márcio  Júnior  e  Márcia  Deretti  (Goiânia/GO),  “A  Fábula  da Corrupção”, de  Lisandro  Santos  (Porto Alegre/RS), “No Baque”, de Carlon Hardt (Curitiba/PR), entre outros.

Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para “Desassossego”, de Lorenzo Degli’Innocenti (Portugal/Espanha), “Danny Boy”, de Marek Skrobecki (Polônia), “The Line”, de Yannis Koutsouris e de Nasos Mirmiridis (Grécia),  “Here  Be  Treasure”,  de  Samuel  Lewis  (Austrália),  “Magic  Pot”, de Andrey Bakhurin (Russo) e “Birthday Party”, de JO Joo-sang (Coréia do Sul).

Magda acrescenta que a programação conta também com filmes de animação para deficientes auditivos e visuais. “Serão seis filmes para a mostra para pessoas com deficiência auditiva e sete filmes para a mostra para pessoas com deficiência visual que serão apresentados na sede da Associação dos Deficientes Visuais e Auditivos de Xanxerê”.

PROGRAMAÇÃO

Confira os locais e horários das exibições na próxima sexta-feira (28), em Xanxerê. A entrada será gratuita.

Sede da Apadavix – 9 horas

Mostra de filmes de Animação para Deficientes Visuais e Auditivos.

Sede da Apadavix – 14 horas

Mostra de filmes de Animação para Deficientes Visuais e Auditivos.

Auditório do Colégio Costa e Silva – 19h30min

Mostra de filmes de Animação para jovens e adultos.