CREAS faz a Páscoa para crianças do Abrigo Provisório

Durante o mês de março um grupo de adolescentes assistidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou o sonho de muitas crianças do Abrigo Provisório Municipal.

Comandados pela instrutora de artes Luciana Leite da Silva, os jovens confeccionaram cestas de Páscoa, que foram entregues no dia 31 de março, quarta-feira, para as crianças do Abrigo.

Um dos objetivos do CREAS é acompanhar a vida social do adolescente em cumprimento de medida sócio-educativa através das ações tais como a inserção na comunidade, escola, cultura e lazer, profissionalização e geração de renda; desenvolvendo a confiança, a capacidade/habilidade de reflexão sobre suas vivências, dificuldades e ações.

Sendo assim, são oferecidas oficinas de artesanato que buscam um espaço de crescimento através do envolvimento dos adolescentes na criação, fabricação e entrega de objetos artesanais para a comunidade, desenvolvendo a cidadania.

De acordo com a instrutora, é impressionante o quanto o desenvolvimento das atividades melhora quando o objetivo delas fica claro: “Eles tiveram muito cuidado e capricho na confecção porque sabiam que elas iriam para crianças que as apreciariam”, destaca Luciana.

Segundo Franciane Radaelli, Coordenadora de Projetos Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, projetos como este proporcionam o aumento da auto-estima de seus participantes, pois possibilitam a percepção dos resultados de forma concreta, além, é claro, do aprendizado de técnicas artesanais.

“Acreditamos que esta forma de trabalho, junto com o acompanhamento psicossocial adequado, pode contribuir na diminuição da reincidência de adolescentes em atos infracionais, propiciando a construção de um novo projeto de vida e o rompimento com a trajetória de transgressão” afirma Franciane.