Alunos da rede municipal de ensino passam no primeiro teste da ESEM

Dois alunos da rede municipal de ensino de Xanxerê passaram na primeira etapa de seleção para ingresso na ESEM (Escola SESC de Ensino Médio). A escola situa-se no Rio de Janeiro e atende gratuitamente alunos de todo o Brasil, selecionados através de provas realizadas pelo SESC Brasil e Santa Catarina.

Para o ano de 2012, Santa Catarina contará com oito vagas e a prova realizada em 22 de agosto, no SESC Xanxerê, contou com a participação de dez alunos, concorrendo com outros 130 estudantes do estado. Laleska Menegaz de Vicentin Gaio, da Escola Municipal de Educação Básica Paul Harris, e Jhou Maik Trevisan Trampuch, da Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora Aparecida, foram selecionados para a segunda etapa da prova. A próxima etapa terá entrevista familiar e psicológica com os selecionados e será agendada pelo SESC Regional SC e acontecerá de 17 a 21 de outubro.

Para o secretário municipal de Educação, Félix Dalmutt, este é o resultado da educação de qualidade no município de Xanxerê. “Sabemos que tem mais uma etapa a ser cumprida, mas temo que levar em conta que nossos alunos conseguiram superar alunos de todo estado, o que mostra o nível de educação que estamos levando à nossa população”, destacou.

ESEM

A Escola SESC de Ensino Médio oferece anualmente vagas para alunos que estão cursando a 8ª série e terão ingresso ao Ensino Médio no ano subsequente.

É uma escola-residência, destinada a jovens de todo o país para estudar e residir em uma comunidade voltada para o desenvolvimento do conhecimento. As aulas e atividades acadêmicas ocorrem em horário integral, de segunda a sexta-feira, complementadas por atividades profissionalizantes, acadêmicas e de lazer, realizadas aos sábados e domingos.

A Bolsa de Estudo integral tem validade para os três anos do ensino médio, cobrindo todas as despesas relativas à instrução, material didático-pedagógico de uso coletivo, alimentação e atividades extra-classe propostas pela escola.