Repasse do FPM em Xanxerê terá aumento de R$ 1 milhão em 2012

O prefeito de Xanxerê, Bruno Linhares Bortoluzzi, disse nesta segunda-feira (05) estar emocionado. O motivo é o anúncio feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de que o município de Xanxerê, assim como Navegantes e Caçador, teve aumento da população, o que vai acarretar no aumento do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

De acordo com a informação do IBGE, Xanxerê cresceu 1,16%, enquanto que Santa Catarina cresceu 1,10% e o Brasil 0,84%. Com o aumento, Xanxerê passa a receber R$ 1 milhão a mais de repasse do FPM ao ano.

Esse recurso, segundo o prefeito, deve ser destinado 25% à educação, 15% à saúde e o restantes as demais áreas que possam proporcionar melhoria na qualidade de vida da população. “Xanxerê só perde este recurso se diminuir a população, mas como estamos preparados para crescer, não perderemos mais este valor, que será de muita importância para o município”, destacou Bortoluzzi.

O prefeito acrescentou que o repasse do valor depende apenas de ajustes dentro do Tesouro Nacional. “Começamos a semana com esta notícia maravilhosa, o que nos motiva ainda mais a lutar por esta cidade que está crescendo muito”, finalizou o prefeito.