Secretaria de Educação realiza 8º Festival Escola em Poesias

A Secretaria de Educação de Xanxerê realizou na noite de sexta-feira (15) a 8ª edição do projeto Festival Escola em Poesias. O projeto objetiva despertar nos alunos das escolas municipais a capacidade de criação e expressão.

As poesias foram criadas durante a aula, tendo o professor como mediador do processo de construção das mesmas. Depois de produzidas, as poesias foram apresentadas em festival interno para escolher as melhores.

Depois de classificadas na escola, as poesias foram encaminhadas à Secretaria municipal de Educação e declamadas no festival realizado anualmente.

O Festival Escola em Poesias é divido em duas categorias. A primeira abrange alunos de 4º e 5º anos. Já a segunda engloba alunos de 6ª a 8ª séries. Todas as 37 poesias declamadas no festival nesta sexta-feira farão parte no ano de 2012 do livro chamado “Xanxerê em Poesias”, que neste ano atingiu a 7ª edição. As diretoras das escolas municipais receberam, na oportunidade, a 7ª edição do livro “Xanxerê em Poesias”.

O secretário de Educação, Félix Dalmutt, destacou que é preciso incentivar ainda mais o projeto e a participação dos alunos, que acabam desenvolvendo a escrita e a fala através da criação das poesias, bem como da declamação da mesma.

Os jurados avaliaram a interpretação, expressão, ritmo, dicção e o texto das poesias declamadas. Os vencedores da primeira categoria foram: Julia Gasparini Cassanelli, da EMEB Nossa Senhora de Fátima, com a poesia “O Sábia”, ficou em 3º lugar; a 2ª colocação ficou com o aluno Tiago Cauê de Bona Solimann, da EMEB Pequeno Príncipe, com a poesia “Antidrogas”; e o vencedor foi o aluno Eduardo Borges de Oliveira, da EMEB Paul Harris, com a poesia “Drogas”.

Já os três vencedores da segunda categoria foram: o 3º lugar ficou com Tailã Henrique Fernandes Lemes, da EMEB Nossa Senhora Aparecida, com a poesia “Amizade”; a 2ª colocada foi a aluna Bruna Roberta Dalle Laste, da EMEB Nossa Senhora Aparecida, com a poesia “A Verdadeira Amizade”; e a 1ª colocada foi Chayenne Woiciechoski, da EMEB Nossa Senhora Aparecida, com a poesia “Bullying”.

Todos os participantes receberam medalha de participação e a escola um troféu. Já os vencedores de cada categoria foram premiados.