Escolas municipais superam índice nacional do IDEB

Em Xanxerê, quatro escolas do sistema municipal de ensino atingiram níveis superiores à média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB, do Ministério da Educação, referente ao ano de 2009.

O IDEB é o indicador utilizado pelo Ministério para avaliar a qualidade educacional, através de dois importantes conceitos educacionais: fluxo escolar e média de desempenho nas avaliações. A avaliação é realizada a cada dois anos e atualmente a média nacional do índice está em 4.6. A meta do Ministério da Educação é atingir o índice 6.0 em 2022.

Na avaliação de 2009, a escola Vista Alegre atingiu o índice 4.8, a escola Paul Harris alcançou 5.3 e a escola Pequeno Príncipe 6.4, esta superando até mesmo a meta para 2022. A escola Monteiro Lobato participou pela primeira vez da avaliação e conquistou média 4.9.

Para o secretário Municipal de Educação, Felix Dalmutt, esses índices são resultado de uma proposta da administração municipal de investir na capacitação dos professores e de programas que atraem as crianças para a escola. “A administração municipal tem realizado um forte trabalho de capacitação dos professores municipais, gerando uma grande motivação e comprometimento desses servidores. O professor motivado e capacitado adequadamente produz melhor e o resultado disso vemos na qualidade do ensino oferecido às nossas crianças. Também temos que levar em consideração o programa Leite Pão Amigo, que no ano passado reduziu em 80% o número de faltas nas escolas”, informou Dalmutt.

Ainda segundo o secretário as escolas superaram as expectativas da própria Secretaria. “As escolas vinham apresentando crescimento nas últimas avaliações, mas em 2009 superaram a média nacional, de 6.4 e a estadual, de 5.0, e a escola Monteiro Lobato, que participou pela primeira vez já conseguiu nota superior à média nacional. A escola Pequeno Príncipe obteve a melhor nota de todo o município”, destaca o secretário.