Prefeitura conhece projeto piloto para abate de aves e industrialização de queijo em containers

Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri, Câmara e lideranças da Agricultura Familiar estiveram na quarta-feira (8), conhecendo um projeto piloto para abatedouro de aves e industrialização de queijo dentro de containers. A intenção da administração municipal é trazer a ideia para Xanxerê, com o objetivo de auxiliar os agricultores no Centro de Comercialização de Produtos Agrícolas.

O grupo esteve em uma propriedade rural, em Chapecó, para conhecer o trabalho realizado pelo médico veterinário, Clair Lorenzetti, aposentado da Epagri. De acordo com o diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, Edson Zape (Timão), todo processo de abate das aves e industrialização do queijo é realizado dentro de um container, com diversos equipamentos.

– O custo é baixo para instalação, a estrutura pode ser levada até a propriedade rural, onde acontece o abate de forma legal, com inspeção e assim podendo o agricultor vender seu produto na feira ou supermercados – comenta.

A Prefeitura de Xanxerê deve buscar condições financeiras para trazer ao município esta iniciativa, atendendo assim a demanda dos agricultores.

– Para que os agricultores possam comercializar seus produtos é preciso seguir a legislação e a administração municipal quer viabilizar, ajudar o homem do campo e manter a feira de produtos agrícolas que temos sempre ativa – finaliza o diretor.

Na visita, o vereador Leonir Tiecher acompanhou o grupo e disse estar otimista para a implantação do projeto em Xanxerê.