Prefeito de Xanxerê busca, em Brasília, liberação de mais de R$ 20 milhões em recursos

O prefeito de Xanxerê, Bruno Linhares Bortoluzzi, realizou na manhã desta sexta-feira (01) entrevista coletiva para anunciar os resultados da viagem que fez à Brasília e Florianópolis nesta semana. Em sua viagem, o prefeito esteve acompanhado do vereador Fabiano Radin e do Assessor de Economia e Finanças, Valdecir Graebim.

O prefeito esteve visitando os Ministérios do Desenvolvimento Social, das Cidades, Cultura, Agricultura, além dos gabinetes dos deputados federais Décio Lima, Gean Loureiro, Pedro Uczai, Valdir Colatto, Celso Maldaner, Esperidião Amim e Jorginho Mello. O prefeito esteve ainda visitando o então secretário de Relações Institucionais, Cláudio Vignatti, onde pediu o empenho na liberação de alguns projetos encaminhados pelo município ao Governo Federal, entre eles o do Pró-Transporte.

Em suas visitas aos Ministérios e deputados, o prefeito solicitou o apoio dos mesmos para a liberação de projetos, dos quais destacam-se a construção de um Centro Poliesportivo para o bairro Tonial, no valor de R$ 2,5 milhões; apoio ao projeto para a implantação de abastecimento de água no interior, no valor de R$ 600 mil; construção de cisternas no interior, no valor de R$ 600 mil; emenda para a FEMI/2012, no valor de R$ 400 mil, para melhorar a infraestrutura no local; pavimentação da rua Dirceu Giordani, no valor de R$ 400 mil, que aguardava parecer desde 2009.

SANEAMENTO BÁSICO

Na visita que fez ao deputado Décio Lima, o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi solicitou apoio para a liberação do valor de R$ 10 milhões para a segunda etapa do sistema de saneamento básico no município.

“Como todos sabemos, nós já temos liberada a primeira etapa do saneamento básico no município de Xanxerê, um sonho antigo de muitos e muitos anos. Já temos o primeiro valor garantido, só estamos esperando para as próximas semanas para licitar a obra”, destacou o prefeito.

Esta será a maior licitação da história de Xanxerê, com âmbito nacional. “Nunca Xanxerê licitou um valor de R$ 10 milhões, é uma licitação enorme”, disse.

A primeira etapa deve sair na próxima semana. A construção da Estação de tratamento começa na Linha Invernadinha, passando por baixo da BR 282, iniciando a rede na rua Coronel Passos Maia e estendendo-se pelas outras ruas do Centro de Xanxerê.

“Esta primeira etapa já está pronta para ser liberada a licitação nos próximos dias e já entramos com o pedido para a próxima etapa, de mais R$ 10 milhões, onde pedimos o apoio do Deputado Décio Lima para inseri-la no PAC 2, para que, logo que acabarmos a primeira etapa, até final do ano, ou no máximo metade de 2012, começarmos a segunda etapa”, ressaltou o prefeito.

ASFALTO

Outro projeto que o município já tem cadastrado há cerca de 30 dias no Ministério das Cidades é para o asfaltamento de ruas em nosso município. O valor está orçado em R$ 7,2 milhões. “É um financiamento com 20 anos para pagar e três anos de carência, ou seja, começa a pagar três anos após o pagamento da obra. Após o enquadramento do mesmo, que já está em Brasília, faremos as tratativas para o andamento do mesmo, que é autorização do Poder Legislativo e outras providências necessárias”, acrescentou o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi.

FLORIANÓPOLIS

Em sua estada em Florianópolis, na quinta-feira (30), o prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi visitou o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio, onde conversou sobre a liberação dos recursos da Metalúrgica Hacker e Frigorífico Unibom. “Estive lá para visitar o presidente e confirmar sobre o pagamento. Assim que a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê nos informar sobre a liberação do convênio, serão reiniciadas as obras. Vamos chamar as empresas para fazer o novo cronograma e dar sequência a pavimentação nas duas localidades”.

Bortoluzzi fez ainda um pedido informal ao presidente da Alesc, que solicite, junto aos órgãos competentes, a revitalização da SC 487, trecho que liga o Posto Colpani e o Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi. “As pessoas que moram em Xanxerê ou passam pelo local sabem que a perimetral está bastante danificada. Imediatamente o deputado Merisio ligou para o secretário e, sem dúvida nenhuma, o nosso pleito e do deputado será atendido”.

Ainda em Florianópolis Bortoluzzi visitou o deputado estadual Marcos Vieira, que levou o prefeito até o secretário de Estado de Administração. Lá o prefeito foi verificar a possibilidade de permutar com o Governo do Estado a área da Casan, que é o único local para ampliação da prefeitura, e o município encontraria outro terreno para a construção do prédio da SDR de Xanxerê.

O prefeito Bruno Linhares Bortoluzzi finalizou a entrevista coletiva dizendo que o município está pensando Xanxerê para os próximos anos. “Nós temos de mudar a ótica de ver a nossa cidade, temos de olhar com o coração e não apenas com os olhos. Xanxerê do futuro será uma grande cidade. Vamos pensar Xanxerê cada vez melhor, cada vez mais humano, cada vez mais fraterno, mais sustentável”, finalizou o prefeito.